10/04/2024

Confira 12 fotos que estão entre as mais emblemáticas da história de Artur Nogueira

Mano Fromberg pontuou sobre cada registro que faz parte da história e fundação de Artur Nogueira e trazendo à memória cada fato importante nas fotografias que são um patrimônio

Da redação

Durante participação no programa ‘Alex Bússulo Entrevista’, transmitido pelo Portal ON, o historiador Mano Fromberg, autor de diversos livros dedicados à história de Artur Nogueira, apresentou as 12 fotografias mais emblemáticas da história de Artur Nogueira.

Para celebrar o aniversário de Artur Nogueira, comemorado nesta quarta-feira (10), o Portal Nogueirense traz, com base nos relatos de Mano, essas 12 fotografias históricas que são um patrimônio .

Foto do loteamento de Fernando Arens – “A simplicidade desta foto, a marcação, a presença tranquila de Fernando Arens (de preto e chapéu), que é o fundador da cidade e um grande empreendedor”.

Prédio antigo de Francisco Cardona – “A primeira escola em prédio próprio e público na cidade. Formou muita gente. Uma foto icônica, homenageando um jornalista gaúcho (Francisco Cardona) que era um grande incentivador na construção de escolas.

Histórica – “Severino Tagliari (primeiro prefeito), Reinaldo Germano Stein (responsável pela construção das estradas públicas) e Atílio Arrivabene (primeiro funcionário público)”.

Locomotiva – “Um trecho entre Campinas e a região do Funil. Nessa foto dá para se ter uma ideia da mata que era, da floresta que era, e da necessidade desse trem para escoar a região do Funil. Talvez sem o trem, não existiria Artur Nogueira”.

A Banda – “Surgiu da ideia de Daniel Cezário de Andrade. Participativo também na criação da Capela. Existiam grupos musicais e ele decidiiu criar uma banda. Ela vem se mantendo há 100 anos, agora com a liderança do Maestro Michelino”.

Capela de São Sebastião – “Em 1934 passa a ser Nossa Senhora das Lágrimas, sendo ampliada e modificada. Uma foto muito bacana, com o padre e as crianças, quando Artur Nogueira não era nem uma cidade, era um distrito”.

 

Futebol – “Uma foto de 1968 quando o Floresta foi campeão regional da região de Campinas. Era apenas o que tinha como recreação na época, o futebol. Os diretores faziam uma vaquinha para contratar os jogadores e jogarem aqui”.

Réplica da Estação – “1906, um ano depois do loteamento de Fernando Arens. Uma foto clássica e emblemática. Importante para toda a região do Funil, abrindo até para as cidades adjacentes”.

Vaca no Carnaval – “Uma foto que eu acho muito bacana dos anos 1930, hoje o Bloco da Vaca, em termos de cultura, é uma das relíquias da memória cultural do município, e até os dias de hoje atrai milhares de pessoas”.

Grupo dos 11 – “O grupo que emancipou a cidade de Artur Nogueira. Essa foto foi registrada em 1948 e se trata de um marco. Entre os presentes na foto estão Raul Grosso, muito influente na época e Severino Tagliari, primeiro prefeito”.

Imagem aérea – “Uma foto da Teka e a Caio. Uma grande realização em termos de econômia na cidade de Artur Nogueira. Teka chegou em 1975 e foi ampliando. O município era muito rico em algodão na época. Marcou uma revolução.”

Clube Floresta – “A sede do salão social do Clube Floresta sendo construída, inaugurada no inicio da década de 60. Foi inaugurada e já passou a ser o centro da comunidade nogueirense para festas e bailes”.

Abaixo, você confere o trecho da entrevista com o historiador Mano Fromberg, no qual ele fala sobre a importância histórica das fotos.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.