17/05/2019

Confira: 10 alimentos proibidos para cachorros

Clínicão, clínica veterinária em Artur Nogueira, selecionou alguns dos alimentos que mais apresentam risco à saúde do seu cão

Informe publicitário

Se você tem coração mole (ou um cachorro chantagista) e não resiste à aquele olhar pidão, cuidado, pois os cães  possuem uma dieta que restringe vários alimentos que todo dono deveria conhecer.

Muitos dos alimentos que consumimos no dia-a-dia são inocentes ao organismo humano, mas fazem muito mal aos nossos amigos peludos. Estão na lista: alguns tipos de frutas e doces, incluindo chocolate, café e até mesmo ossos.

  1. Chocolate

O chocolate pode intoxicar seu cão por conta de uma toxina chamada Teobromina, que pode trazer muitas complicações se o pet ingerir de 100 mg a 150 mg por quilo de seu peso corporal.

  1. Uvas, Ameixas, Pêssegos e outras frutas com sementes

Algumas frutas fazem bem à saúde dos animais, mas suas sementes não. O perigo consiste na inflamação que os caroços das frutas podem causar no intestino delgado dos cães. Outro problema é que as sementes em algumas situações causam obstruções, hemorragias e até envenenamento. Busque sempre retirar a semente das frutas antes de oferecer ao seu cão. Além disso, as uvas podem causar insuficiência renal aguda em seu cão, sabia?

  1. Alho e Cebola

O alho pode causar irritação no intestino e no estômago dos cães, além de causar danos nas células vermelhas do sangue. A cebola também é uma vilã devido a uma toxina chamada Tiosulfato. Cachorros que ingerem esse alimento podem desenvolver anemia. O perigo é grande para o animal, independente se ela está crua ou cozida.

  1. Doces

Alimentos açucarados resultam em problemas dentários e gástricos nos nossos amiguinhos, além de causarem diabetes e obesidade. O risco não diminui quando se trata de doces dietéticos. Os adoçantes contém Oxilitol, uma substância natural, mas que causa intoxicação imediata no cãozinho, provocando letargia, vômitos, perda da coordenação e até mesmo convulsões, dependendo da quantidade ingerida.

  1. Massas

Bolos e outros tipos de massas também são alguns dos alimentos proibidos para cachorros. O fermento contido na massa, que a faz crescer, pode expandir no estômago do cão, fazendo com que o animal sofra com gases e cólicas. Mas o problema pode ser ainda mais sério, podendo levar até mesmo a uma ruptura intestinal.

 

  1. Comidas gordurosas

Se forem massas ou tiverem cebola por cima, aí que seu cãozinho deve ficar longe dessas comidinhas que costumam ser uma verdadeira tentação. Isso inclui pizzas, frituras, queijos e assim por diante. Esses alimentos podem causar desarranjo intestinal nos bichinhos e até mesmo pancreatite.

  1. Bebidas alcoólicas

Bebidas alcoólicas são terminantemente proibidas para os cães. O álcool pode causar intoxicação em seu cão, causando descoordenação, excitação ou depressão, respiração lenta, ataque cardíaco e, dependendo da quantidade ingerida, pode levar até mesmo a morte.

  1. Leite e derivados

O organismo de seu cachorro não consegue digerir a lactose e isso pode causar diarreia entre outros problemas digestivos.

  1. Café

O café, assim como chás pretos e outras bebidas ricas em cafeína estão na lista de alimentos proibidos para cachorros. Essas bebidas são ricas em xantinas, uma substância que pode causar sérios danos ao sistema nervoso do cachorro, prejudicando também a circulação cardíaca (que fica mais agitada). Além disso, a xantina pode prejudicar o sistema urinário do pet.

Resultado de imagem para cachorro bebendo café

  1. Ossos

Embora todo mundo pense que cachorros e ossos sejam um par perfeito, a verdade é que eles devem ser proibidos na dieta de seu cãozinho pois os animais podem ferir o trato digestivo com eles.

Leopoldo Ferreira de Camargo, responsável pela Clinicão desde 2002, comenta sobre a alimentação adequada para os cães. “Ele deve comer uma ração balanceada, evitando excesso. Também indico biscoitos integrais para cães. Ele também pode comer maçãs, peras e cenouras”.

Para maiores informações sobre a alimentação do seu cachorro, entre em contato com a Clinicão! A clínica veterinária está localizada na Rua Duque de caxias, 1.656 em Artur Nogueira. Telefone: (19) 3877-5054. Acesse o Facebook ou o Site da Clinicão e conheça outros tipos de tratamento e especialidades.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.