31/08/2021

Conferência em Artur Nogueira aborda direitos e deveres sociais

Confira as palestras na íntegra

Da redação

Com a pandemia do novo coronavírus, milhares de pessoas entraram na faixa de pobreza. Só no Estado de São Paulo, o aumento foi de 5,9%, conforme mostra uma pesquisa desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/Ibre). Para amenizar os impactos da pobreza, a manutenção dos direitos sociais é fundamental. O tema foi abordado durante a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social e a 12ª Conferência Nacional em Artur Nogueira.

O poder de compra reduziu para a grande maioria dos brasileiros, no entanto, para 19,7% da população paulista a situação é de pobreza, um aumento de 5,9% durante o período de pandemia, como mostra o levantamento do pesquisador Daniel Duque da Fundação Getúlio Vargas (FGV/Ibre). Em busca de respostas para as demandas do aumento da pobreza, profissionais avaliaram e buscaram encontrar novas diretrizes para ampliar e consolidar o acesso aos direitos socioassistenciais durante a Conferência Municipal de Assistência Social.

Com o aumento da pobreza, a lista de beneficio ganha novas dimensões. Auxilio natalidade, funeral, vulnerabilidade, documentação civil, segurança alimentar e gás, dimensionam alguma das demandas enfrentadas pelos menos favorecidos em Artur Nogueira.

O Portal Nogueirense acompanhou 9ª Conferência Municipal de Assistência Social e a 12ª Conferência Nacional e traz para você, na íntegra, as palestras do evento. A Transmissão foi da organização do evento.

Confira as palestras

Irene Araújo Cordeiro: A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades.


Lucas Barbosa: Financiamento e Orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.


Mônica U. A. Ferreira Dolisne: Controle Social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários.


Irene Araújo Cordeiro: Gestão e acesso aos seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social.


Karla Kadow Tanaka: Ela é assistente social e pós-graduada em Gestão Pública Social. No evento abordou o tema: O SUAS em situação de calamidade pública e emergenciais

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.