15/04/2019

Conferência de Saúde em Artur Nogueira elege representante estadual

Mihanna Mihara deverá participar da 8ª Conferência Estadual de Saúde

Da redação

Foi realizada nesta segunda-feira (15) a 6ª Conferência Municipal de Saúde de Artur Nogueira, promovida através da Secretaria de Saúde da cidade. O encontrou, tendo como tema “Democracia e Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, reuniu representantes do setor de Saúde do município, pessoas inseridas à entidades filantrópicas e demais munícipes, visando tratar sobre assuntos pertinentes ao atendimento da Saúde na cidade.

Durante a Conferência houve também uma votação que elegeu novos integrantes para o Conselho de Saúde e um representante do setor de Saúde do município para representar Artur Nogueira na 8ª Conferência Estadual de Saúde.

Cerca de 150 pessoas estiveram presentes na 6ª Conferência Municipal de Saúde de Artur Nogueira, realizada na sede do Grupo da Terceira Idade Vida Nova. Entre os participantes estavam, secretariados e representantes da administração da Prefeitura, integrantes de entidades municipais e de associações de bairros, também pessoas atuantes junto ao Consórcio Municipal de Saúde e à Promoção Social.

Na parte da manhã ocorreu a abertura do evento com as palestras de Dr. Élcio Trentin (dentista e membro do Conselho de Saúde), que tratou sobre o tema “Saúde como Direito”; também do Dr. Samuel Neves, que abordou o tema “Consolidação dos Princípios do SUS”; da Srª. Vilma Sia (diretora do Conselho Municipal de Saúde), que falou sobre “Financiamento do SUS” e; a palestra da Drª Ieda Domiciano (médica municipal), que abordou o tema “Participação Social”.

Com a apresentação dos temas abordados, ocorreram então rodas de debate entre os participantes, que indicaram sugestões de como otimizar o atendimento e o trabalho desempenhado no quesito da Saúde na cidade. As sugestões foram ouvidas e, em seguida, explanadas diretrizes de como aplicar na prática as ações de melhoria na cidade.

“É de extrema importância a realização dessa conferência no município, porque é através da participação de profissionais e da população, que conseguimos contribuir ativamente para o desenvolvimento das políticas públicas municipais. Daqui serão implementados os projetos e propostas, definindo os rumos para a melhoria da qualidade da Saúde do nosso município”, afirmou Sandra Gaido, secretária de Saúde de Artur Nogueira.

Além de oferecer sugestões, formular propostas e apontar prioridades na Saúde de Artur Nogueira, houve uma votação para que um integrante do campo da Saúde do município representasse Artur Nogueira na 8ª Conferência Estadual de Saúde, que deverá ser realizada em maio, na capital paulista. A escolhida para a representação municipal no evento estadual foi Mihanna Mihara, que atua junto ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Artur Nogueira.

Posteriormente, em agosto, acontecerá também a 16ª Conferência Nacional de Saúde, que deverá ser promovida em Brasília (DF) sob a observância do Conselho Nacional de Saúde e do Ministério da Saúde.

Dividido nas etapas municipal, estadual e federal, o cronograma das conferências de Saúde tem como papel traçar diretrizes úteis para a fomentação de políticas públicas no país, tendo o tema “Democracia e Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS” junto ao Plano Nacional de Saúde.

“As conferências de saúde são espaços democráticos de construção da política de saúde, sendo instrumento legal de participação popular previsto na Constituição Federal e na Lei Orgânica de Saúde. Essa participação assegura a implementação de programas, projetos ações e avanços em Saúde, fortalecendo cada vez mais a construção do desenvolvimento em todas as esferas governamentais”, salientou Sandra Gaido.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde de Artur Nogueira, Vilma Sia, destacou a importância da realização da Conferência de Saúde na cidade e a atuação do Conselho Municipal de Saúde na cidade.

“O Conselho precisa ficar por dentro de tudo o que se passa no campo da Saúde da cidade. Por isso, uma vez por mês ocorre uma reunião e, há cada quadrimestre, existe uma prestação de contas com os gastos e do que foi feito no campo da Saúde na cidade. Esse é um papel importantíssimo para o desenvolvimento da Saúde em Artur Nogueira”, pontuou.

Além de eleger uma representante que estará presente na Conferência Estadual de Saúde, a eventualidade Municipal de Saúde de Artur Nogueira votou para a escolha de novos integrantes do Conselho Municipal de Saúde. Assim, um novo titular e um novo suplente serão inseridos ao órgão.

A votação para conselheiros de Saúde costuma ocorrer a cada quatro anos, tanto no quesito municipal e estadual, quanto nacional.

……………………………………

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.