03/04/2019

Comunidade católica de Artur Nogueira incentiva participação em políticas públicas

Campanha da Fraternidade 2019 promove a atuação da população junto aos órgãos públicos

Da redação

Integrantes da comunidade católica de Artur Nogueira estiveram presentes na Câmara de Vereadores para uma reunião com os representantes do Poder Legislativo. Um pronunciamento a respeito da importância da ‘Campanha da Fraternidade 2019 – Fraternidade e Políticas Públicas’ e a atuação dela na sociedade foram expostos. Diante do encontro, parlamentares ressaltaram que a aproximação de autoridades e a população deve ocorrer de forma efetiva.

A ‘Campanha da Fraternidade’ é promovida todos os anos pela Igreja Católica com o objetivo de incentivar a participação da sociedade em ações pastorais, englobando todo o país. O tema escolhido durante o Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a campanha em 2019 foi o tema ‘Fraternidade e Políticas Públicas’, com o lema “serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27).

O principal intuito da ‘Campanha da Fraternidade’, promovida há mais de 50 anos no país, é incentivar a atuação da população junto à criação e ao desenvolvimento de políticas públicas que beneficiem a sociedade como um todo, resultando em uma convivência mais justa e digna, tanto no quesito nacional, estadual e municipal. A participação e o acompanhamento de ações ligadas à Política, Educação, Saúde, Segurança e Assistência Social na comunidade em geral são maneiras de promover a atuação junto à campanha.

Uma representante da comunidade católica de Artur Nogueira, Magali Malagó, faz parte de um grupo que, frequentemente, se reúne no Jardim Conservani para promover orações e ritos religiosos católicos. Ela e mais algumas pessoas que integram a comunidade estiveram presentes na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores desta segunda-feira (1) para ressaltar a importância da ‘Campanha da Fraternidade’ e desempenhar um papel importante para o tema deste ano, a participação junto às políticas públicas no município.

“Lendo as propostas da ‘Campanha da Fraternidade’ deste ano, tivemos, como grupo, a iniciativa de acompanhar a sessão da Câmara de Vereadores. Viemos participar desse ato solene e agradeço pela abertura para falar sobre a Campanha 2019. Muitos de nós não faz esse papel de cidadão em nossa comunidade, pois é difícil para o cidadão participar ativamente, por exemplo, quanto ao tema das contas públicas, pois ao que parece, não há abertura para que isso aconteça. Mas a ‘Campanha da Fraternidade’ é um chamado para toda a população participar das políticas públicas ativamente”, pontuou Magali.

A atuação da sociedade junto à ‘Campanha da Fraternidade’ não se restringe apenas à comunidade católica, mas se estende a todas as vertentes cristãs e ecumênicas do Brasil. A transformação social e comunitária almejada pela Campanha envolve o engajamento social, cultural, econômico e religioso, visando resultados positivos e transformadores em todas as camadas da sociedade.

Após fala da representante Magali Malagó, o vereador Rodrigo de Faveri (PTB) agradeceu a presença do grupo e ressaltou a importância da participação da população no âmbito das políticas públicas, em especial, junto ao trabalho da Câmara de Vereadores. “Em nome do presidente da Câmara, Beto Baiano (PRP), o grupo está convidado a visitar e acompanhar o trabalho da Câmara Municipal. Essa é a casa do povo, da democracia e está aberta. Que isso seja uma iniciativa para os demais grupos e para toda a sociedade. Existe a impressão de um afastamento das autoridades e do povo, isso tem que ser quebrado. A partir de agora, o convite está feito para poderem acompanhar os procedimentos que aqui são realizados”, frisou o edil.

Elídia Tagliari, esposa do ex-vereador Armando Tagliari e, também, integrante do grupo católico, esteve presente na sessão. Ela foi saudada por Faveri (PTB) e pelos demais pares. Ao término da fala na tribuna, Magali Malagó rezou com os demais participantes a oração da ‘Campanha da Fraternidade 2019’.

Políticas públicas

Políticas públicas se trata de programas, ações e decisões tomadas por governos nacionais, estaduais ou municipais com a participação de agentes públicos ou privados, com o objetivo de assegurar o direito de cidadania junto à sociedade voltado ao segmento social, cultural, étnico ou econômico perante a Constituição.

Leia mais

Campanha da fraternidade trará discussão sobre políticas públicas em Artur Nogueira

……………………………………..

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.