09/10/2014

Como funciona o Forno Microondas?

Hoje O Engenheiro Disse vai explicar como funciona um forno microondas e alguns cuidados que devemos ter em relação à sua utilização. UM POUCO DE HISTÓRIA Em 1946 um engenheiro eletrônico americano chamado Percy Lebaron Spencer trabalhava numa empresa que fazia um componente eletromecânico chamado de magnetron para aplicação em radares. O magnetron transforma energia […]

Hoje O Engenheiro Disse vai explicar como funciona um forno microondas e alguns cuidados que devemos ter em relação à sua utilização.

UM POUCO DE HISTÓRIA

Em 1946 um engenheiro eletrônico americano chamado Percy Lebaron Spencer trabalhava numa empresa que fazia um componente eletromecânico chamado de magnetron para aplicação em radares. O magnetron transforma energia elétrica em eletromagnética e quando Percy estava trabalhando num aparelho de radar ativo, notou que uma barra de chocolate que estava em seu bolso havia derretido. Acredita-se que ele desconfiou que algo estranho havia acontecido, pois a barra de chocolate não estava amolecida e sim, derretida. Percy desconfiou que as ondas eletromagnéticas produzidas pelo magnetron pudessem ter sido a causa daquele fato. O engenheiro então conseguiu alguns grãos de milho de pipoca e colocou na direção do feixe de ondas e, para sua satisfação, viu vários grãos estourarem à sua frente. Não contente com a experiência, colocou um ovo cru na mesma condição dos grãos de milho e o ovo explodiu devido o aumento da pressão interna, além de também notar que o ovo estava quente e cozido.

Bom, não é difícil imaginar o que Percy deve ter feito posteriormente com outros alimentos e assim, em 1952, nascia o primeiro forno microondas. Ao longo dos anos houve uma difusão da utilização deste equipamento, mas somente nas últimas décadas é que este fantástico eletrodoméstico caiu nas graças das famílias modernas.

COMO FUNCIONA

O Forno de microondas funciona da seguinte forma. Todo forno possui um magnetron similar ao que o engenheiro trabalhava na década de 1940. A onda eletromagnética emitida pelo magnetronp possui frequência igual a 2.450 MHz e é irradiada por um ventilador de metal que fica localizado na parte superior do aparelho, fazendo com que haja uma distribuição das ondas para o interior do mesmo. O valor da frequência mencionada é o mesmo da frequência de ressonância das moléculas de água. A água existente nos alimentos absorve essas ondas, as quais fazem aumentar a energia interna das moléculas, com o consequente aumento da temperatura aquecimento dos alimentos, o que acontece de fora para dentro.

Para que haja um processo uniforme, inventou-se o prato giratório a fim de garantir a distribuição da radiação eletromagnética sobre todo alimento. A regulagem das faixas de ondas no painel de controle do aparelho faz com que haja uma maior, ou menor intensidade na propagação das ondas. As ondas eletromagnéticas possuem certa dificuldade para penetrar em meios materiais, por esse motivo ela aquece de fora para dentro, agitando as moléculas de água e de gordura das camadas mais externas com mais intensidade que as camadas internas do alimento.

Os materiais como cerâmica, vidro, porcelana, plástico, etc., que são normalmente utilizados nos aquecimentos em fornos microondas, possuem frequência de ressonância diferente de 2450 Mhz e por isso, eles não tem suas estruturas moleculares afetadas pelo bombardeamento de ondas. O aquecimento notado no corpo das vasilhas e potes que contem os alimentos durante o processo de operação é devido à condução do calor gerado pelos alimentos. O forno microondas é igual a qualquer outro forno, a única diferença para os fornos convencionais é que ele aquece os alimentos, através da propagação da radiação eletromagnética nas moléculas de água contidas nos mesmos. As ondas penetram até 5 cm na superfície dos alimentos e o calor então é transmitido por condução.

O forno que Spencer inventou não funciona à base de radiação nuclear, pois as micro-ondas não são radioativas, tecnicamente são chamadas de radiação não ionizante. Elas pertencem ao mesmo grupo das ondas de rádio e da própria luz, no entanto, possuem um tamanho bem menor.

DÚVIDAS COMUNS

As ondas podem fazer mal ao nosso corpo?

O nosso corpo é formado por água e, portanto, devemos lembrar alguns cuidados com o forno microondas. O mais importante é ter certeza que não está acontecendo vazamento de radiação, pois pode ser bem prejudicial. Todo aparelho é blindado, ou seja, ele é projetado para que as ondas eletromagnéticas não atravessem suas paredes, mas, é importante fazer alguns testes quando se tem a dúvida. Um bom teste é colocar uma fruta na parte de cima do forno, por exemplo, uma laranja. Coloque-a próxima à porta e deixe-a por um tempo. Se a fruta apresentar algumas alterações, como por exemplo, partes com aspecto queimado, isto significará que seu forno microondas está apresentando vazamento.

Podemos colocar objetos metálicos dentro do forno microondas?

NÃO. Não podemos colocar objetos metálicos dentro do forno por dois motivos principais:

1. Superfícies de metal refletem as microondas e neste caso teríamos uma espécie de blindagem que impediria que as ondas atingissem as moléculas de água.

2. A outra razão é que o campo eletromagnético presente no interior do forno provoca o surgimento de correntes elétricas nos metais, os quais acabam sendo carregados e aquecidos rapidamente. Assim, se houver algo como um pedaço de papel ou qualquer outra coisa que possa pegar fogo dentro do microondas, pode ser ocasionado um incêndio.

Pessoal, hoje O Engenheiro Disse como funciona um forno microondas, mostrou também o seu inventor e como sua origem foi por um mero acaso, além de citar alguns cuidados que devemos observar na sua utilização.
Devido sua alta praticidade, este fantástico eletrodoméstico já é peça fundamental na cozinha brasileira e em outros países. Aquecer o leite no café da manhã, estourar uma pipoca, descongelar uma carne, ou mesmo reaquecer um alimento qualquer, ficou agora muito mais rápido e bem mais prático.

Até a próxima semana com mais um assunto interessante de O Engenheiro Disse e não deixem de curtir nossa página: facebook.com/oengenheirodisse

o engenheiro disse
Luiz Antonio Figueiredo
 é engenheiro e fundador da empresa ‘O Engenheiro Disse’ com mais de trinta anos de experiência em instalações eletromecânica.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.