26/10/2021

Comitê de Combate ao Abuso e Violência domésticos é lançado em Artur Nogueira

Objetivo do programa é discutir ações, projetos e políticas públicas no enfrentamento da violência doméstica

Da redação

Aconteceu na noite dessa segunda-feira (25), o lançamento do Comitê Municipal de Combate ao Abuso e Violência Doméstica em Artur Nogueira. O lançamento ocorreu no Plenário da Câmara de Vereadores e reuniu autoridades, membros de conselhos municipais e entidades de combate à violência e representantes da sociedade civil.

Estiveram presentes no lançamento o prefeito de Artur Nogueira Lucas Sia (PSD), o presidente da Câmara de Vereadores Zé Pedro Paes (PSD), além dos vereadores Henrique Teles, Zé da Elétrica e Neidão do Gás. A vereadora Zezé da Saúde é vice coordenadora do Comitê Municipal, que é coordenado por Maiara Camargo Kzan.

O evento teve ainda a presença de membros dos Conselhos do Idoso, da Criança e do Adolescentes, Conselho Tutelar, Creas e Conselho Municipal da Mulher. Membros das Polícias Civil, Militar e Municipal também acompanham o evento, além da primeira dama, Simone Sia.

A Frente Parlamentar de Combate ao Abuso e Violência Domésticos foi criada pela deputada estadual Damaris Moura na Assembleia Legislativa (Alesp) e ampliada para os municípios através dos comitês municipais. O de Artur Nogueira foi o 86º lançado no estado. A deputada não pode estar presente, mas enviou um vídeo para o evento.

Zezé da Saúde destaca que durante a pandemia houve um aumento da violência contra a mulher no Brasil e que o comitê vem para ajudar nas políticas públicas de socorro às mulheres e sensibilizar os agressores. “Uma vez por mês faremos reuniões com as membras do comitê para que juntas possamos fazer algumas coisas por essas mulheres, mas vamos além, já tenho um projeto que envolve os agressores, onde teremos ações para que eles sejam sensibilizados sobre esse fato”, relatou Zezé.

Ela lembrou que Artur Nogueira tem várias ações de combate à violência contra a mulher, mas é preciso incrementar essa proteção para que outras mulheres se sintam seguras para denunciar e encontrem acolhimento.

Coordenadora do Comitê, Maiara frisa que o órgão tem a missão e objetivo de escutar a sociedade, captar as demandas locais e capacitar lideranças para desenvolver políticas públicas de enfrentamento à violência. “O comitê vem para casar com todas as ações já existentes no município. Ele vem trazer um apoio maior junto aso conselhos já existes na cidade”, comentou Maiara.

O presidente da Câmara, Zé Pedro colocou o legislativo a disposição do programa. ” A câmara municipal está de portas abertas para tudo que vocês precisarem, defendendo essa abandeira e essa causa tão nobre em prol das mulheres do nosso município”, afirmou Paes.

O prefeito Lucas Sia se mostrou orgulhoso com o nosso projeto.  “A gente tem muito orgulho de ter vocês executando um trabalho tão bonito. Muito bom ver  representantes de diversos nichos da sociedade empenhado para a gente conseguir algo maior e uma proteção maior para as mulheres. Isso é muito importante”, apontou o chefe do executivo municipal.

A noite contou ainda com a palestra do advogado Jonas Donizete, que falou sobre violência contra crianças e adolescentes.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.