07/04/2021

Comissão segue trabalhando na Revisão da Lei Orgânica Artur Nogueira

Objetivo é atualizar a Loman que tem mais de 30 anos de criação e nunca passou por uma revisão completa

07

Da redação

A Comissão de Vereadores criada para a fazer a revisão da lei Orgânica de Artur Nogueira (Loman) segue com os trabalhos e reuniões que buscam atualizar a lei que rege a cidade e que foi criada há mais de 30 anos.  O requerimento para a criação de comissão de assuntos relevantes foi apresentado e aprovado na primeira sessão ordinária de 2021. Em seguida, aconteceu a definição dos membros da Comissão para estudo e Revisão da Loman, sendo eles: Melinho (DEM), Tenente Marcelo (PSL), Zezé da Saúde (PTB), Miltinho Turmeiro (Solidariedade) e Henrique Teles (PSDB).

A Loman foi promulgada em 10 de abril de 1990 e nunca passou por uma revisão geral, apesar de isso ser possível a cada cinco anos. Nestes mais de 30 anos ela recebeu apenas emendas, um total de 36.

Logo que tomou posse como vereador, Melinho já apresentou o requerimento propondo a criação de uma comissão. O pedido foi aprovado e logo em seguida houve a definição dos nomes.

De acordo com o vereador, que é o presidente da comissão, a primeira reunião do colegiado aconteceu no dia 8 de fevereiro. Os trabalhos tem um prazo de 90 dias para ser concluído, podendo ser prorrogado. As reuniões acontecem às quartas feiras no salão nobre da Câmara. Até o momento, foram realizados nove encontros.

Melinho destacou que o trabalho que vem sendo feito pela comissão com o objetivo de atualizar alguns pontos. “Estamos trabalhando constantemente e as reuniões estão sendo produtivas, estamos adequando as novas normas e algumas realidades do município, trazendo para a modernidade, considerando que a lei orgânica tem mais de 30 anos e somente recebeu emendas, 36 no total. Então foi uma lei muito bem elaborada e agora estamos apenas atualizando”, apontou o Democrata.

Para Tenente Marcelo, o objetivo da comissão é trazer uma linguagem mais moderna para a Loman. “Nós temos tido um trabalho regular nessa comissão aqui na Câmara, que é uma comissão importantíssima da revisão da lei orgânica, que eu acho que é a primeira revisão que está tendo e nós como grupo, estamos trabalhando na intenção de melhorar a qualidade dessa lei trazendo para uma linguagem mais moderna. Estamos suprimindo alguns artigos que não fazem mais sentido devido ao tempo e adequando a legislação atual. É muito importante essa nossa participação e quem vai ganhar é Artur Nogueira”, afirmou o parlamentar.

Vereador de primeiro mandato, Henrique Teles diz que o trabalho da Comissão trará bons frutos para a cidade. “Para mim é uma honra participar dessa revisão e tenho certeza que o município só tem a ganhar com essa revisão, que vai bons frutos”, expressa o tucano.

Miltinho Turmeiro corrobora com o colega. “Para mim é muito bom estar fazendo parte dessa comissão, é um conhecimento a mais e tenho certeza que essa atualização vai trazer muitas benfeitorias para a nossa população”, enaltece o vereador.

Para Zezé da Saúde, fazer parte da comissão é um momento de muita responsabilidade. “É de grande satisfação fazer parte da Comissão da Lei orgânica. É um momento oportuno e de muita responsabilidade tendo em vista a sua importância para as diretrizes do município. Continuamos trabalhando semanalmente para cumprir o prazo estipulado pela Câmara e apresentar a nova revisão aos demais vereadores e toda população”, afirmou a vereadora.

Após concluído o trabalho da comissão, a Loman revisada e atualizada fica a disposição dos outros vereadores por 30 dias, para que eles possam estudar e se achar necessário, fazer novas emendas. Ela também fica a disposição da população.

Em seguida, ela passa a tramitar na Câmara como um projeto de lei e passa por duas discussões com um prazo de 10 dias entre as votações. Ela precisa ser aprovada por dois terços da Câmara, ou oito votos favoráveis.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Nogueirense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.