25/04/2017

Comissão Parlamentar tem reunião tensa ao debater Saúde de Artur Nogueira

Questões burocráticas do convênio entre Bom Samaritano e Prefeitura causaram desentendimento no encontro

Leonardo Saimon

O início da reunião da Comissão Parlamentar que visa debater as questões relacionadas à Saúde de Artur Nogueira foi marcada pela diplomacia e pelo tom amistoso. O teor do encontro, contudo, ganhou outra postura depois que os representantes passaram a discutir e questionar pontuações referentes ao convênio entre o hospital Bom Samaritano e a Prefeitura. A comissão ocorreu durante a tarde desta terça-feira (25) na Câmara Municipal dos Vereadores.

IMG_9505 - Cópia - Cópia copiar-1493153144

Na ocasião, a vice-prefeita de Artur Nogueira, Zezé da Saúde (PSDB) também anunciou o início das atividades como secretária interina da pasta de Saúde do município ao lado da advogada Dr. Sandra Banin Gaido, que concomitantemente atua na diretoria do Recursos Humanos (RH) do Executivo.

IMG_9521 - Cópia copiar-1493153157

Além disso, participaram da reunião os membros diretores da comissão, os vereadores Rodrigo de Faveri (PTB), que é o presidente; Zé da Elétrica (PRP), primeiro secretário; Davi da Rádio (DEM), segundo secretário; e Cristiano da Farmácia (PR), relator. Também presentes estavam os parlamentares Beto Baiano (PRP), Professor Adalberto (PSDB), Miltinho Turmeiro (PMDB), e Lucas Sia (PSD); a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Vilma Sia; o diretor do Hospital Bom Samaritano, Sidney Dutra e o superintendente do Cismetro, Élcio Trentin.

IMG_9536 - Cópia copiar-1493153169

O pontapé inicial do encontro resgatou algumas questões elencadas na última reunião, mas não sem antes tratar das formalidades. Faveri (PTB) congratulou Zezé da Saúde (PSDB) por assumir interinamente a pasta, e pediu a vice prefeita que houvesse maior diálogo entre Executivo e Legislativo em comissões de Saúde que fossem promovidas pela Prefeitura. Zezé (PSDB) retificou o parlamentar ao anunciar que não estava sozinha à frente do departamento, mas sim ao lado da Dr. Sandra. Correções à parte, Zezé (PSDB) sinalizou de forma positiva ao pedido do parlamentar quanto ao diálogo entre Prefeitura e vereadores.

A vice-prefeita comentou que em quatro dias como diretora interina da Saúde muitas coisas foram feitas no departamento e muitas outras ainda estão porvir. Entre as questões elencadas por Zezé (PSDB) está o remanejamento de profissionais dentro das Unidades de Saúde a fim de desafogar a demanda em alguns postos como o do Jardim do Lago, por exemplo. Ela afirmou que nestes poucos dias de atuação já visitou todos os postos do município para identificar possíveis problemas nas unidades. Futuramente, Zezé (PSDB) garantiu que colocará uma pessoa responsável junto à Central de Regulação de Oferta de Serviço da Saúde (Cross) e outra junto ao Hospital Bom Samaritano.

IMG_9531 - Cópia copiar-1493153165

Convênios

A postura de Sidney Dutra e as questões apontadas por Cristiano da Farmácia (PR) e Zé da Elétrica (PRP) contribuíram para um debate mais firme. Lucas Sia (PSD) também teceu opiniões críticas ao fazer uma breve análise da situação da Saúde do município. “Está bom, mas não é o ideal”, disparou. O tom amistoso foi interrompido após os parlamentares questionarem como funcionava as questões burocráticas referentes ao convênio entre Bom Samaritano, Prefeitura e Cismetro. Cristiano da Farmácia (PR) solicitou que os vereadores acompanhassem de forma mais próxima tais convênios. Já Dutra explicou que o processamento dos convênios é repassado ao Cismetro.

O superintendente do Cismetro, Élcio Trentin, cobrou a visita dos componentes da Comissão de Saúde a fim de verificarem toda a parte burocrática. Dutra chamou a atenção a quantidade de munícipes vindos de Cosmópolis (SP) para serem atendidos no Bom Samaritano. Segundo ele, os cosmopolenses respondem por 30% dos atendimentos e que nem Cosmópolis (SP), nem Artur Nogueira pagam por estes pacientes.

IMG_9507 - Cópia copiar-1493153147

Cartão Cidadão 

A volta do Cartão Cidadão também foi debatida em reunião. Zé da Elétrica (PR) alegou que o prefeito Ivan Vicensotti (PSDB) comentou sobre a possibilidades do retorno do documento. Zezé da Saúde (PSDB) refutou ao dizer que não tem conhecimento desta postura. A vice-prefeita disse ter recebido informações seguras sobre a efetivação da prestação de serviços de Saúde à população de Cosmópolis (SP), o que desafogaria os atendimentos no Bom Samaritano.

Parlamentares trabalharam, ainda, com a possibilidade de desenvolver ações de conscientização dos nogueirenses quanto ao funcionamento do sistema de Saúde do município. Zé da Elétrica (PRP) comentou sobre a falta de conhecimento da comissão da Saúde referente às informações do Convênio. Em contrapartida, a diretora do Conselho Municipal de Saúde, Vilma Sia, refutou a fala lembrando ao parlamentar qual é o papel da entidade.

A discussão acalorada durante a reunião tirou tempo para que os representantes do conselho pudessem opinar sobre a situação do município e questionar as autoridades sobre ações nas Unidades. No entanto, uma nova reunião foi marcada para daqui há duas semanas, na qual os representantes devem novamente ser ouvidos.

IMG_9548 - Cópia copiar-1493153173 IMG_9510 - Cópia copiar-1493153151 IMG_9527 - Cópia copiar-1493153161

 ……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.