22/12/2020

Comece 2021 com sua saúde bucal em dia

A Dental Nogueirense explica a importância das consultas odontológicas frequentes na prevenção de doenças

Informe publicitário

Você se lembra quando foi a última vez que foi ao dentista? Se a resposta é não, fique em estado de alerta! É fato que algumas pessoas sentem arrepios só de lembrar do barulhinho da caneta de rotação, o famoso ‘motorzinho’. Mas o dentista não deve ser temido, pelo contrário, deve ser seu aliado.

Muito além da estética dental e do almejado sorriso bonito, ir ao consultório odontológico com frequência pode te ajudar a prevenir graves problemas no futuro. Desde uma simples cárie, até o temido câncer, uma série de enfermidades bucais podem ser prevenidas, identificadas e tratadas por seu dentista. Confira:

Placa bacteriana

A falta de higiene bucal adequada pode levar ao desenvolvimento da placa bacteriana, patologia responsável pelo surgimento de outras doenças como a gengivite e a cárie, a placa bacteriana não apresenta sintomas, somente a sensação incômoda de viscosidade nos dentes.

Gengivite

Quando os tecidos bucais inflamam por conta do acúmulo da placa bacteriana, ocorre um quadro de gengivite, identificada por dores e sensibilidade nas gengivas, além de inchaço e sangramento.

Cárie

A cárie é a consequência da proliferação de bactérias acumuladas na boca devido à falta de higiene adequada. Sintomas como dores e sensibilidade nos dentes podem indicar este problema. O tratamento pode ir de uma simples obturação até a necessidade de um canal, dependendo da sua gravidade.

Câncer de boca

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), mais de 5.000 pessoas foram a óbito no ano de 2013 por consequência desta doença. Dentre as principais causas para o desenvolvimento do câncer na boca estão maus hábitos como tabagismo e consumo excessivo de álcool além da infecção pelo vírus do papiloma humano transmitido por relações sexuais sem proteção adequada.

Caso haja dores na garganta, língua e pescoço, surgimento de manchas esbranquiçadas na boca e feridas que não cicatrizam, fique atento, podem ser sinais desta doença.

Se você perceber alguns  dos sintomas citados anteriormente, procure um especialista de confiança para ajudá-lo a identificar e possivelmente tratar o problema. Agende sua avaliação e conheça a Dental Nogueirense em Artur Nogueira e Cosmópolis. A clínica acredita em uma odontologia que reabilita sorrisos e na informação que transforma vidas. Afinal, não tem nada mais gratificante do que ver alguém voltar a sorrir com segurança e viver com qualidade e saúde.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.