03/06/2021

Com nogueirense na lista, confira sete craques do esporte que saíram do interior paulista

Não é apenas na capital paulista que surgem campeões em modalidades como futebol, basquete, tênis e automobilismo. O interior de São Paulo é um verdadeiro celeiro de grandes nomes para o esporte nacional, em diversas épocas e esportes. Listamos abaixo sete esportistas brasileiros que nasceram no interior do estado (um de cada cidade diferente) e […]

Não é apenas na capital paulista que surgem campeões em modalidades como futebol, basquete, tênis e automobilismo. O interior de São Paulo é um verdadeiro celeiro de grandes nomes para o esporte nacional, em diversas épocas e esportes.

Listamos abaixo sete esportistas brasileiros que nasceram no interior do estado (um de cada cidade diferente) e colecionaram feitos pelo mundo, incluindo títulos mundiais e medalhas olímpicas. Tem até nogueirense na lista. Confira!

 

Nenê Hilario

Foto: Scott Halleran/Getty Images

No basquete, uma das referências do interior de São Paulo é Maybyner Rodney Hilário – ou Nenê Hilário, como é mais conhecido nas quadras do mundo todo. Nascido em São Carlos, o jogador de 38 anos marcou uma era na NBA, a liga norte-americana de basquete.

Revelado pelo São Carlos, o pivô passou pelo Vasco da Gama antes de fazer sua carreira nos Estados Unidos. Em quase duas décadas, defendeu as camisas de Denver Nuggets, Washington Wizards e Houston Rockets. Nenê jogou mais de 900 partidas na NBA, entre temporada regular e playoffs. Pela seleção, disputou os Jogos Olímpicos de 2000.

 

Cairo Santos

Foto: Divulgação/Chicago Bears

Quem pensa que o interior paulista é uma fábrica de craques apenas do futebol da bola redonda está enganado. No futebol americano, o principal expoente brasileiro é natural de Limeira: trata-se de Cairo Santos.

O jogador de 29 anos atua como kicker – posição responsável por chutar a bola oval entre as traves. Atualmente, ele defende o Chicago Bears e vem de uma grande temporada. Também já passou por Kansas City Chiefs, New York Jets, Los Angeles Rams, Tamba Bay Buccaneers e Tennessee Titans.

 

Thomaz Bellucci

Foto: Divulgação/Challenger de Murcia

De Tietê, na Região Metropolitana de Sorocaba, vem um dos grandes nomes do tênis brasileiro nos últimos anos: Thomaz Bellucci. O jogador canhoto de 33 anos integra o circuito profissional da ATP, ocupando o posto de número 323 no ranking mundial. Porém, ele já esteve entre os 30 melhores do planeta, chegando a ocupar a 21ª posição em 2010.

Especialista em torneios de saibro (a famosa terra batida que também consagrou Gustavo Kuerten, o Guga), Bellucci conquistou 4 títulos no circuito profissional, sendo o último deles o ATP de Genebra, na Suíça, em 2015. Também possui 4 vices, inclusive no Brasil Open, principal competição nacional.

 

Tiago Camilo

Foto: Ricardo Bufolin/ECP

Das quadras para o tatame, um dos maiores nomes do judô nacional nas últimas duas décadas foi Tiago Camilo, que nasceu em Tupã. Ele lutou em três categorias diferentes do judô, mas se destacou mais na divisão até 81kg. Foi nela que Camilo conquistou o maior título de sua carreira: a medalha de ouro no Mundial de 2007, disputado no Rio de Janeiro.

O paulista também possui duas medalhas olímpicas: foi prata em Sidney (2000) e bronze em Pequim (2008), mais três ouros seguidos em Jogos Pan-Americanos, entre 2007 e 2015. Hoje aos 39 anos, Tiago Camilo ocupa o cargo de diretor no Centro Olímpico de São Paulo, além de ser técnico do Clube Pinheiros.

Jean Marcel Mastrocola

Foto: Reprodução/Instagram

Modalidade de esporte da mente mais popular do país, ao lado do xadrez, o poker também faz grandes craques, e um deles vem justamente de Artur Nogueira: trata-se de Jean Marcel Mastrocola. O jogador ganhou notoriedade ao vencer um dos eventos do WSOP International Circuit (uma das marcas mais conceituadas do mundo do poker), disputado em Punta del Este, no Uruguai, em 2018.

Porém, pode-se dizer que o nogueirense se especializou nas mesas virtuais. Hoje, Jean Marcel Mastrocola está entre os 100 melhores do estado no poker online e já faturou nada menos que US$ 1,3 milhão em premiação no esporte da mente, incluindo boas campanhas em torneios como o prestigiado Powerfest e a versão online do BSOP, o Brazilian Series of Poker.

Arthur Nory

Foto: Divulgação/COB

De Campinas para o mundo: assim foi a trajetória de Arthur Nory, craque da ginástica artística brasileira. Ele se notabilizou por competir tanto na barra fixa quanto no solo, onde conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. Três anos mais tarde, Nory levou o ouro no Mundial de Ginástica de Stuttgart, competindo na barra fixa.

Aos 28 anos, o campineiro vive a expectativa de disputar mais uma Olimpíada, sendo um dos favoritos a subir no lugar mais alto do pódio em Tóquio. Os Jogos acontecem a partir de 23 de julho, e Nory deve competir novamente no solo e na barra.

Hélio Castroneves

Foto: Divulgação

Fechando a lista, aparece um natural de Ribeirão Preto que marcou época nas pistas dos Estados Unidos. Estamos falando do piloto Hélio Castroneves, da Fórmula Indy, principal modalidade do automobilismo norte-americano.

Ao longo de duas décadas na Indy, Helinho já conquistou 24 vitórias, sendo três delas na prova mais tradicional da competição, as 500 milhas de Indianápolis. Além disso, ele se destaca em outras categorias: recentemente, foi vencedor das 24 horas de Daytona (prova de endurance) competindo ao lado de Ricky Taylor, Filipe Albuquerque e Alexander Rossi.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.