01/06/2020

Com frota reduzida, ônibus circula lotado em Artur Nogueira

EMTU diminui frota e modifica os horários de algumas linhas

Isabella Anunciação

Os moradores de Campinas que utilizam o transporte público via Artur Nogueira tiveram uma viagem desagradável logo pela manhã desta sexta-feira (27). A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) reduziu a frota e modificou os horários de algumas linhas de ônibus, gerando superlotação no automóvel e desconforto aos passageiros.

Irene Araújo Cordeiro mora em Campinas e utiliza o transporte público para Artur Nogueira todos os dias com destino ao trabalho. Ela conta que nesta sexta-feira (27) os passageiros que pegam a linha 606EX1 (Artur Nogueira / Campinas) às 6h30 ficaram aglutinados em ônibus lotado, com todos os assentos usados e várias pessoas em pé. Segundo Irene, o motorista disse ao fiscal em Cosmópolis que o veículo continha 80 pessoas. “Liguei na garagem para reclamar e nem de deram ouvidos. O problema é que não divulgaram essa alteração, agora para voltar para casa terei que pegar o das 16h, se não somente às 19h”, relata.

Uma outra pessoa que não quis se identificar conta que foi em pé no ônibus, separadas por muito menos do que um metro de distância – medida recomendada por infectologistas para evitar a contaminação pelo coronavírus. “As medidas tomadas por eles acabaram gerando superlotação nos veículos. Hoje viemos todos em pé, de tão cheio que estava”, diz o jovem. “Tenho um certo receio de viajar nessas condições tendo em vista essa pandemia na qual estamos enfrentando. Você acaba virando refém das circunstâncias entende?”, reitera.

A enfermeira Bernadete Maria dos Santos sugere manter o horário das 17h. Ela conta que não percebeu nenhuma queda significativa de passageiros nesse horário e nesse momento também é onde a maioria das pessoas estão saindo do trabalho. “Esse novo horário atrapalha muito a nossa rotina. Já estou saindo mais tarde da unidade de saúde onde trabalho – às 17h –  e terei que ficar no ponto de ônibus até às 19h depois de um dia inteiro de plantão”, pondera.

O Portal Nogueirense entrou em contato com a EMTU e indagou sobre o atual cenário, porém, até o fechamento desta edição, a empresa não respondeu. Quando e se a empresa se manifestar, uma nova matéria será veiculada.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.