21/09/2015

Coletivo ModTrip celebra nova fase em Artur Nogueira

Grupo tem agenda de atividades que vão de oficinas de arte à exibição de filmes e exposição fotográfica.

O Coletivo ModTrip House organizou uma celebração para receber amigos e parceiros este final de semana na nova sede, em Artur Nogueira. Cerca de 100 jovens estiveram presentes e curtiram a festa, que contou ainda com a participação especial do rapper FD3, além de integrantes do grupo Harmônicos Crew, em apresentação na nova casa cultural da cidade. Uma série de ações compõe a agenda do Coletivo para o último trimestre deste ano. No próximo sábado um sarau com mais de 30 artistas participantes será promovido pelo Coletivo.

Uma festa na noite deste sábado (19) reuniu dezenas de jovens na nova sede do Coletivo ModTrip na Rua Rui Barbosa, próximo à Igreja Matriz, no Centro. O objetivo foi inaugurar o novo espaço, que oferecerá uma série de atividades ainda este ano, dentre elas o CineTrip, projeto de exibição de filmes que proponham a reflexão sobre problemáticas enfrentadas pelo país. O Coletivo já fez outras duas exibições de filmes este ano. Outro projeto criado pelo grupo é o K7 Filosófico, em que serão discutidas temáticas inerentes ao cotidiano da juventude com especialistas sobre cada pauta abordada.

10687318_10204909884411398_4953805879279074543_o

As atividades devem ocorrer entre outubro, novembro e dezembro e terão suas datas divulgadas pelo Coletivo na próxima semana. Além destas ações, diversas oficinas devem ocorrer na nova sede da ModTrip, além de uma exposição fotográfica.

ModTrip House

O Coletivo ModTrip House surge a partir da união de estudantes de ao menos cinco estados brasileiros e de quatro diferentes países. O que era para ser uma simples república, se tornou um ponto de referência para jovens artistas da cidade, que passaram a frequentar a casa e a produzir, a partir destas experiências, artes nos mais diversos sentidos. Poesia, música, pintura à óleo, customização de camisetas e grafite foram alguns dos elementos trabalhados pelo Coletivo com artistas e jovens interessados em aprender mais sobre produção de arte.

O grupo também produziu uma série de programas de rádio, que foram veiculados pela Rádio Unasp. Um dos programas está disponível via soundcloud e pode ser acessado clicando aqui. Formado por Cley Medeiros, Ícaro Mota, Giselly Abdala e Norton Rocha, os integrantes do Coletivo discutiram temas como os “50 anos do Golpe Militar no Brasil”, o “marco civil da internet” e ainda a “violência contra a mulher”, além de diversas outras pautas.

 1277744_604154263003628_1069702751_o (1)

Na nova sede, o Coletivo deve intensificar a agenda e expandi-la, segundo Bruna Janini, estudante de Artes Visuais e uma das integrantes. “O trabalho que fazemos tem surtido efeito. Muitos jovens tiveram profundos encontros com a arte e consigo mesmos, após participar de nossas atividades. Me sinto privilegiada ao poder contribuir de forma tão significativa, e isto só foi possível devido a esta fascinante integração que temos realizado”, explica.

Entre as plataformas onde tudo acontece está o sarau, organizado pelo grupo desde o início de 2014. A última edição foi produzida em parceria com o Coletivo Harmonicos Crew no Centro Cultural Tom Jobim e reuniu jovens de várias cidades da região.

Sarau Meraki

A próxima edição do sarau produzido pela ModTrip acontece neste sábado (26), na Escola Alemã, na divisa entre Artur Nogueira e Cosmópolis. Com temática circense, o Sarau Meraki é uma iniciativa sem fins lucrativos, que busca a valorização do artista independente, a partir do estímulo à multiculturalidade. Cerca de 30 artistas de oito municípios da região devem participar do evento, dentre eles o Bloco da Ema com o envolvente maracatu, Música Orgânica, FD3 com Harmônicos e ainda os poetas Henrique Rodrigues, Victor Moore, Milena Caroline, Shasça Milk, Gabriel Matvyenko e Maria Daniely; também fazem parte da programação o Grupo experimental de teatro e a Cia Pé de Cana.

11951721_842790755837707_7118289574187582461_o

Após conhecer os trabalhos desenvolvidos pela ModTrip em Artur Nogueira, o artista Henrique Rodrigues ficou fascinado e passou a fazer parte do grupo. Ele é um dos principais responsáveis pelo Sarau Meraki, que já está com mais de 350 pessoas confirmadas em sua segunda edição. Animado, Rodrigues explica que a ideia de fazer o Meraki surgiu após participar de um sarau produzido pela ModTrip em Artur Nogueira. “Meraki significa fazer algo com criatividade, envolvendo a alma e o coração e por aqui isto acontece”, declara Rodrigues.

A atividade está programada para iniciar às 16 horas, na Escola Alemã, localizada no fim da Estrada do São Bento, em Cosmópolis. O ingresso custa um quilo de alimento não perecível, ou R$5. Todos os alimentos devem ser revertidos para a Casa da Criança de Cosmópolis.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.