20/03/2013

Cineasta premiado participa de bate-papo em Artur Nogueira

CULTURA: Ricardo Elias vai comentar sobre o filme ‘Os 12 Trabalhos’

O cineasta Ricardo Elias estará na segunda-feira (1), em um bate-papo na Réplica da Estação Ferroviária, no centro de Artur Nogueira. O encontro será promovido às 19 horas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e pelo Governo do Estado de São Paulo, através do programa Pontos Mis.

Entre os assuntos que serão discutidos, o cineasta vai falar sobre a produção do longa-metragem ‘Os 12 Trabalhos’ (2006), que ganhou o terceiro prêmio Coral no Festival de Havana e o prêmio de melhor ator, para Sidney Santiago, no Festival do Rio.

Antes do bate-papo, os nogueirenses terão três oportunidades para assistir ao filme ‘Os 12 Trabalhos’, que será exibido na Réplica da Estação às 9h, às 14h30 e às 19h.

O filme conta a história de Heracles, um jovem negro, que vive na periferia de São Paulo e que gosta de desenhar. Há dois meses ele deixou a Febem e agora procura uma ocupação. Por indicação de seu primo Jonas, Heracles passa a trabalhar como motoboy. Em seu período de experiência ele precisa realizar 12 tarefas pela cidade de São Paulo. Para realizá-las, Heracles precisa lidar com o preconceito, a burocracia e sua própria falta de malícia no novo serviço.

Ricardo Elias estreou em longa com o premiado De passagem (2003), vencedor dos prêmios de melhor filme, diretor, roteiro, ator coadjuvante e do prêmio da crítica no Festival de Gramado.

Paulista de 1968, formou-se em Cinema pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Dirigiu seu primeiro curta em 1993, Derrube Jack. Em 1994, fez outro curta, Lumpet, e em 1999 dirigiu o média-metragem Um filme de Marcos Medeiros, que foi eleito o melhor documentário no Festival de Brasília e ganhou o prêmio especial do júri no Festival de Gramado.

Dirigiu programas para diversos canais de televisão, como TV Globo, TV Cultura, TV Escola e Canal Futura.

O filme ‘Os 12 Trabalhos’, que será exibido em Artur Nogueira, tem classificação de 12 anos. Antes deste filme, será exibido o curta ‘5 minutos’ (2006).


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.