21/05/2014

Cinco cursos técnicos gratuitos são confirmados para julho em Artur Nogueira

Cursos de Administração, Automação Industrial, Informática, Mecatrônica e Secretariado serão ministrados no Cardona

Alex Bússulo

Em uma coletiva de imprensa realizada na manhã de ontem, quarta-feira (21), o prefeito Celso Capato confirmou a realização de cinco cursos técnicos em Artur Nogueira.

Os cursos anunciados foram: Administração, Automação Industrial, Informática, Mecatrônica e Secretariado e devem ter início em julho deste ano. As aulas serão ministradas gratuitamente à noite na Emef Francisco Cardona pelo Centro Universitário de Araras (Unar), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, através do Programa Vence.

No início do ano, quando o convênio foi divulgado, o programa previa sete cursos. De acordo com o Unar, os cursos de Edificações e Química tiveram que ser adiados no município até que a construção de um laboratório próprio seja realizada.

Ao todo serão 200 vagas, divididas entre os cinco cursos. Responsáveis pelo Unar iniciaram na última semana a divulgação em escolas estaduais de Artur Nogueira. Eles estão entregando uma ficha na qual os alunos podem expressar a manifestação de interesse. De acordo com eles, 365 alunos nogueirenses já preencheram a ficha. As inscrições oficiais devem ser abertas no final deste mês no site do Programa Vence (www.vence.sp.gov.br). Os estudantes que já fizeram a manifestação de interesse serão inscritos pelo próprio Unar. Para fazer um dos cursos, o aluno interessado deve estar matriculado no 2º ou 3º ano, ou EJA, do Ensino Médio, em escola estadual.

Para Capato, essa é uma grande conquista para Artur Nogueira. “Queremos investir na qualificação profissional de nossos jovens e adultos. Estamos recebendo grandes empresas, que precisam de mão de obra qualificada. Este é um importante programa do Governo Estadual, que beneficiará os nogueirenses. É bom deixarmos claro que estamos pleiteando mais cursos, através de outros programas, como os cursos que serão ministrados aqui pelo Centro Paula Souza de Informática e Administração. Também estamos trabalhando para implantarmos o Pronatec, que é do Governo Federal e se estende a todos os alunos de Ensino Médio, inclusive para quem já terminou os estudos. Isso é apenas o começo”, garante o prefeito.

Após o período de inscrições, o próprio site do Governo Estadual fará um sorteio eletrônico entre os inscritos. Enquanto as inscrições não são abertas oficialmente, os interessados podem enviar um e-mail para o Unar (unartec@unar.edu.br) e declarar o interesse, especificando o curso desejado.

Para o Unar, investir na qualificação profissional é investir no progresso do município. “Quando qualificamos a mão de obra de um município atraímos mais empresas. Uma cidade que tem um plano de extensão industrial, um plano de trazer empresas, tem que ter a mão de obra qualificada. É a diferença em se ter uma cidade que se desenvolve ou que fica parada. A Prefeitura de Artur nogueira ajudou muito. Foi um processo burocrático e que se não tivesse o apoio do prefeito Celso Capato a gente não conseguiria trazer esses cursos para Artur Nogueira”, afirma o pró-reitor e diretor do Colégio Técnico Unar, Adinan Ortolan.

IMG_4780
Além do prefeito Celso Capato também participaram da coletiva de imprensa a secretária Municipal de Educação Marilda Zanchetta Pulz, o pró-reitor e diretor do Colégio Técnico Unar Adinan Ortolan e o coordenador administrativo do Unar Leonardo Aylon. Na foto acima, eles apresentam o laboratório móvel, que será utilizado por cada aluno dos cursos de Automação Industrial e Mecatrônica

IMG_4788

Fotos: Gregory Pereira


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.