10/01/2011

Chuva continua causando problemas para moradores

Jardim São Vicente e trecho da Av.XV de Novembro sofrem com problema de enchente

Janeiro sempre é um mês de muita tensão para os moradores do jardim São Vicente, em Artur Nogueira. Com a chegada das chuvas de verão, os moradores já sabem o que vão enfrentar. “Qualquer sinal escuro no céu já é motivo para preocupação, só quem já teve a casa invadida pela água sabe do que eu estou falando”, desabafa a moradora, Leunice Luiz, que reside no bairro há mais de 30 anos.

A chuva que caiu no último sábado, 8 de janeiro, não chegou invadir as residências, mas mostrou que o bairro ainda está vulnerável ao problema. “Foi por pouco que a água não entrou na minha casa, qualquer chuvinha que cai alaga toda a rua”, afirma a moradora, Sandra Roberto, se referindo a última chuva.

Outra reclamação dos moradores é a respeito do forte cheiro que vem dos bueiros. “A rua fede dia e noite. É um cheiro que entra nas nossas casas e não sai, é difícil aguentar”, reclama a moradora, Débora Longo.

Segundo a defensoria civil de Artur Nogueira, o motivo das enchentes se deve a dois fatores. O primeiro se refere às águas pluviais que vem de outros bairros. “As galerias do São Vicente conseguem captar o número proporcional ao bairro, o problema está nas águas que descem das regiões acima, seria necessária a construção de outras galerias na cidade”, afirma o representante da defesa civil, Robson Neves.

O outro motivo é o acumulo de lixo, que é depositado pelos próprios moradores do bairro. “Se todos tomassem consciência e não jogassem entulho nas ruas e terrenos, o problema diminuiria”, afirma Neves.

O problema das chuvas no São Vicente não fica só no bairro. Devido às inundações e ao entupimento das galerias, as águas descem até a avenida XV de Novembro e inundam trechos da rua.

O representante da defesa civil acredita que o problema pode ser resolvido com as obras do PAC 2, que começarão este ano. “Com a construção de mais poços de captação de águas pluviais o problema poderá acabar”, diz.

Nunes ainda deixa um alerta de uma possível chuva forte que pode vir a cair na próxima quinta-feira, 13. “É apenas uma previsão, mas estaremos em alerta para solucionar qualquer tipo de problema”, promete o representante.


Acima, fotos da avenida XV de Novembro. Abaixo, fotos do Jardim São Vicente.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.