02/11/2020

Chuva do final de semana se mostra insuficiente diante de crise hídrica em Artur Nogueira

Dados do Cepagri mostram que desde 2016 a média histórica de chuva acumulada não é atingida na região

Da redação

Artur Nogueira enfrenta atualmente uma crise hídrica devido à estiagem na região. Moradores têm enfrentado dificuldade para as ações mais básicas e essenciais do dia a dia, como por exemplo, tomar banho e cozinhar. Frente a esse cenário foi decretado estado de calamidade hídrica no município. O que tem ajudado a população nogueirense a passar por esse período são os poços de água, que estão em funcionamento na cidade.

O longo período de estiagem na região de Artur Nogueira, praticamente, secou os locais de captação de água da cidade. Com isso, o Serviço de Água e Esgoto (Saean) tem utilizado caminhões pipa para contribuírem no abastecimento dos reservatórios, para desta forma, amenizar o problema de distribuição do recurso à população.

Um rodízio de água foi iniciado neste sábado (31) e o Saean conta com a conscientização da população para não haver o desperdício e uso indevido de água. A rasa chuva que caiu sobre o município neste final de semana não deve ter grandes resultados na reposição de água nos reservatórios da cidade. É o que afirma o secretário municipal de Meio Ambiente, Renato Malagó.

“Mesmo com a chuva prevista é necessária muita cautela para contenção do consumo de água. Estamos passando por um período de longa estiagem. Há alguns meses que não temos chuvas significativas, o que está causando um grande impacto não só no abastecimento de água de nossa cidade, mas também para a agricultura, gerando grandes perdas. Precisamos de muito mais quantidade de água [chuva] para a recomposição do lençol freático e reserva subterrânea, pois eles que alimentam as nascentes, rios, e consequentemente, os reservatórios de água”, comentou.

O gráfico abaixo mostra um estudo feito pelo Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri – Unicamp), mostrando que desde 2016 a média histórica de chuva acumulada não é atingida na região. Desta forma, será necessário muita mais chuva para se recuperar a baixa média dos últimos anos, que tem ficado abaixo da média histórica:

Fonte: Cepagri Unicamp

De acordo com dados da Prefeitura, o município nogueirense possui, atualmente, sete poços de água em funcionamento. Eles têm ajudado os moradores a conseguirem água para ações básicas, como tomar banho e cozinhar. A água retirada destes poços tem sido armazenada nas residências em galões, baldes e bacias.

Os poços ativados em Artur Nogueira estão localizados no Jardim Saciloto I (baixada), Sacilotto II (reservatório e baixada), Parque Itamaraty (parte alta), Jardim Carolina (parte alta), praça da figueira (próximo ao Cemitério) e Coração Criança. O Saean tem trabalhado para a ativação de outros dois poços, um na Vila Nogueira e outro na baixada no Sacilotto I.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.