23/09/2010

Chuva de pétalas atrai multidão para a Expoflora

Diz a tradição, que se você conseguir pegar uma pétala ainda no ar, seu pedido torna-se realidade. Espetáculo acontece todos os dias deste final de semana, às 17h, em Holambra

Pelo menos em Holambra os meteorologistas não têm como errar na previsão: diariamente, nos dias da realização da Expoflora, choverá pétalas de rosa pontualmente às 17h no recinto da maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina.

Para produzir um dos espetáculos mais emocionantes da feira os organizadores lançam ao ar, por meio de um equipamento especial, cerca de 150 quilos (ou aproximadamente 18 mil pétalas) de rosas.

Desejos atendidos

Diz a tradição que quem pegar uma pétala de rosa ainda no ar tem seus desejos realizados. Nesse cenário, crianças, jovens e adultos divertem-se, tentando apanhá-las com as mãos ou com o que estiver ao alcance: bolsas, lenços, bonés, camisas e sacolas.

“As pétalas de rosa são realmente mágicas, não pelo poder de realizar os desejos, mas pela emoção que provocam no público. A energia positiva emanada naquele momento é que faz com que as pessoas tenham a certeza de que os desejos mentalizados serão, realmente, atendidos. Vale viver este momento, mesmo quando não se consegue apanhar a pétala antes que ela toque o chão”, diz Paulo Fernandes, coordenador da Expoflora.

A chuva de pétalas é realizada em uma área aberta, ao lado do parque de diversões. Para conduzir o público até este local, às 16h30 os artistas, as bandas itinerantes, os dançarinos e os performistas convidam os visitantes para acompanhar a Parada das Flores, um desfile de carros alegóricos decorados com flores e plantas ornamentais.

Para que o espetáculo seja realizado no fim da tarde, os preparativos começam bem cedo. Às 7h da manhã as rosas, já colhidas, são levadas para um galpão onde uma equipe de oito pessoas já está preparada para despetalar, uma a uma, as 18 mil rosas, ou 1.500 dúzias. O trabalho manual é necessário para a retirada das impurezas e para evitar que espinhos misturem-se às pétalas.  Depois, as pétalas são guardadas em uma câmara fria especial até minutos antes do espetáculo para que não murchem.

A Expoflora continua até este domingo, 26. Os ingressos custam R$27,00. Crianças com idade até 5 anos têm entrada franca

Fonte: Ateliê da Notícia



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.