23/08/2024

Céu fica alaranjado e sol vermelho em Artur Nogueira e região após incêndios em cidades de SP

Diversos focos de incêndio SP afetaram clima de cidades; baixa umidade e alta temperatura agravaram o quadro. Defesa Civil alerta para riscos

Céu alaranjado e sol vermelho, em Cosmópolis | Reportagem/Portal On

Felipe Pessoa

Durante a tarde desta sexta-feira (23), o céu de Artur Nogueira e demais cidades do interior do estado de São Paulo ganharam tons diferentes do usual. Além da cor alaranjada, a fumaça que tomou conta do ar foi tamanha que até o sol se tornou um ponto vermelho.

Por volta das 17h, via-se, pelas ruas, moradores fotografando ou comentando a cor do céu. Em frente a um bar na região do bairro Jacinto Hackel Fren Aun, em Cosmópolis, uma moradora ficou em dúvida se era o sol ou a lua, mas concluiu que, de qualquer forma, “estava bonito”.

O motivo dos tons do fim da tarde desta sexta, no entanto, não é tão bonito. Diversos focos de incêndio em cidades do interior de São Paulo, agravados pela baixa umidade relativa do ar e pelas altas temperaturas, são os causadores das alterações no clima. O vento também ajudou a espalhar a fumaça dos incêndios pela região.

Nesta tarde, o Portal On noticiou que a umidade relativa do ar em Artur Nogueira atingiu 20,5%.

Imagem: reprodução

Durante esta semana, a Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta de risco para incêndios florestas. 16 regiões do estado foram apontadas como áreas de probabilidade para queimada.

Captura de tela; Defesa Civil alerta para riscos

O “eLimeira”, portal de notícias da cidade de Limeira (SP) noticiou um incêndio de grandes proporções na fazenda Morro Azul, em Iracemápolis (SP). Segundo o site, o incêndio teve início na noite de quinta-feira (22).

Além do Corpo de Bombeiros de Limeira, instituições de demais cidades da região mobilizaram uma operação para conter o incêndio. O incêndio chegou a ultrapassar os limites de Iracemápolis e chegou até Cordeirópolis, como informou a prefeitura da cidade.

A prefeitura de Limeira publicou uma nota informando que todos os incêndios registrados pela pasta de Segurança Pública e Defesa Civil já foram contidos.

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil de Limeira informa que atendeu nesta sexta-feira (23) diversas ocorrências de incêndio. Focos de maior proporção foram registrados no Bairro dos Loiolas, nas proximidades da UBS do Parque Hipólito, na Fazenda Quilombo e em uma área verde na Rua Adinir Irineu de Gaspari (Parque Res. Santa Eulália). A Defesa Civil destaca que todos os incêndios já foram contidos. Porém, focos de incêndio em cidades da região e a intensidade do vento estão espalhando nuvens de fumaça e de fuligem por toda Limeira.

Outro incêndio, desta vez na região de Rio Claro (SP), também foi noticiado. O site “Todo Dia” informou que, para conter a queimada, houve mobilização de 10 caminhões-pipa, um avião particular e  Defesa Civil, além de Corpos de Bombeiros da região.

Outras cidades da região também foram afetadas pelos incêndios. Esta publicação de uma usuária da rede social X, antigo Twitter, relata a situação em Ribeirão Preto (SP):

Captura de tela de postagem no ‘X’

Uma usina da cidade de Luiz Antônio (SP), outra cidade afetada, ofereceu recompensa de 30 mil para quem informasse primeiro o responsável pelos incêndios.

Oferece a recompensa de até R$ 30 mil por informações relativas à autoria de incêndios criminosos ou não autorizados que estejam ocorrendo em áreas de cultivo de cana-de-açúcar ou de vegetação nativa sob responsabilidade do grupo. Tais incêndios causam transtornos e prejuízos às empresas, colaboradores, meio ambiente e sociedade em geral“, comunicou a nota do Grupo Moreno.

A Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplan) publicou uma nota repudiando os incêndios.

As queimadas prejudicam o meio ambiente, a segurança das pessoas e também a rentabilidade dos produtores rurais. Diante da baixa umidade do ar, falta de chuvas e temperaturas elevadas, toda a cadeia de produção da cana-de-açúcar está mobilizada contra os incêndios e comprometida com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. Além disso, apoiam a campanha de combate e prevenção a incêndios da ABAG/RP (Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto), que trabalha proativamente contra as ocorrências de fogo no campo, e esclarece que os produtores de cana-de-açúcar e as usinas não são os responsáveis pelos incêndios e, sim, que atuam para afastar o fogo de suas produções”, disse a nota.

No início desta sexta, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) havia publicado um alerta informando que a temperatura da região registrou 5ºC acima da média, e apontou que diversas cidades do sudeste do país seriam afetadas. No fim da tarde da sexta-feira, a região de Artur Nogueira chegou a atingir uma temperatura de 30ºC. Ventos, baixa umidade relativa do ar e a onda de calor agravaram o clima e prejudicaram as condições de respiração da população durante a tarde.

Segundo alerta da Defesa Civil do estado de São Paulo, o risco de incêndio para cidades do estado permanece até o dia 28 de agosto.

Captura de tela; Defesa Civil alerta para riscos

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.