03/01/2014

Centro de Reabilitação Aquática beneficiará 170 alunos especiais

Espaço está em fase de acabamento na APAE de Artur Nogueira

Rafaela Martins

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) está construindo o 1 º Centro de Reabilitação Aquática de Artur Nogueira. O projeto inclui uma piscina que terá a função de unir o lazer ao tratamento fisioterapêutico e possibilitará o atendimento a 170 alunos com necessidades especiais.

A piscina já está em fase de acabamento e terá cinco metros de largura, dez metros de comprimento e um metro e quarenta de profundidade. O espaço contará com acesso para cadeirantes e um espaço para hidromassagem. A piscina está sendo construída dentro de um salão coberto, totalizando uma área de 250 metros quadrados, que conterá ainda com vestiários femininos e masculinos totalmente adaptados.

Piscina

A verba destinada para a construção teve parte doada pela deputada Célia Leão (PSDB) e parte através da venda de produtos em eventos no município. O centro está sendo construído há dois anos e tem como meta ser inaugurado até março de 2014. Quando pronta, a estrutura também poderá ser alugada para uso fisioterápico através de convênios entre prefeitura ou outras instituições.

Segundo o presidente da APAE, João Nunes de Viveiros Filho, esse projeto está sendo realizado para agregar mais qualidade ao trabalho da instituição. “Isso é o que uma APAE precisa. Porque uma piscina comum serve mais para recreação e eles precisam mais do que isso, precisam ser tratados dentro da água. Por isso, antes de fazermos a piscina, escutamos diversos profissionais para alcançar os benefícios almejados”, explica o presidente.

Essa terapia realizada em água, a hidroterapia, é a união dos exercícios aquáticos com a terapia física, utilizando os princípios físicos da água em conjunto com o calor, responsáveis pelas respostas fisiológicas do corpo. A APAE oferecerá aos seus alunos um serviço de hidroterapia em piscina aquecida e coberta, além disso, contará com uma equipe profissional capacitada para contribuir ainda mais no dia a dia dos alunos.

Segundo João Viveiros esse centro trará diversos benefícios para os alunos já que a hidroterapia pode prevenir deformidades e atrofias, diminuir o impacto do peso sobre as articulações, melhorar a flexibilidade, trabalhar a coordenação motora, fortalecer os músculos, entre diversas funções que trarão mais alegria e qualidade de vida para os alunos. “Temos a sensação de missão cumprida. Para nós é muito gratificante saber que estamos fazendo o bem para os alunos e seus familiares. Saber que a nossa instituição recebe o carinho da população nogueirense e que tanto os que trabalham como os que estudam aqui estão felizes, não tem preço”, afirma Viveiros.

Piscina  Piscina


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.