15/06/2022

Celebração de Corpus Christi volta a ser realizada no Ginásio Maurício Sia em Artur Nogueira

Tradicionais tapetes, que não são feitos há dois anos, também serão confeccionados este ano

Da redação

Após dois anos sem ser realizada por causa da pandemia da Covid-19, a celebração de Corpus Christi voltará a ser realizada no Ginásio Maurício Sia em Artur Nogueira. Um grande número de fiéis é esperado para a missa, uma das mais tradicionais do catolicismo. Além da missa, os tapetes de que cobrem as ruas também voltarão a ser confeccionados pelas comunidades e pastorais.

Em 2022, apenas a Paróquia Nossa Senhora das Dores realizará a tradicional celebração da data. Já de manhã, os fiéis devem começar a enfeitar a Rua Floriano Peixoto e a Avenida Dr. Fernando Ares até a Igreja Matriz, por onde irá passar a procissão. Quem quiser participar da decoração das ruas deve procurar a sua comunidade ou alguma pastoral da paróquia.

Às 15h acontece, no Ginásio Maurício Sia, a Missa Corpus Christi que será celebrada pelo bispo da Diocese de Limeira dom José Roberto Fortes Palau. A expectativa é centenas de pessoas participem da celebração que não é realizada há dois anos.

Após a missa, haverá a procissão passando pelos tapetes confeccionados pelos fiéis e voluntários, saindo do Ginásio até a Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, onde haverá a benção pelo bispo diocesano.

O padre Edson Tagliaferro destacou a importância da volta da celebração presencial. “Por mais que os meios de comunicação tenham sido importantes nesta pandemia, onde pudemos transmitir as missas, não negando essa importância, mas voltar a celebrar com o povo, com as pessoas no contato, isso é muito bom, dá um sentido mais pleno da nossa vida como igreja, a comunidade que se reúne, o povo de Deus que celebra a sua fé e que juntos caminha.

 

Corpus Christi

A celebração de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV em 8 de setembro de 1264. Ela costuma ocorrer 60 dias após o domingo de Páscoa, ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa, quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia. Durante esta data são celebradas missas festivas e ruas são enfeitadas para a passagem da procissão, conduzida geralmente por um bispo ou pároco da igreja católica local, acompanhada por fiéis.

A tradição de enfeitar ruas começou na cidade de Ouro Preto (MG). A procissão por vias públicas busca testemunhar a adoração e veneração da Santíssima Eucaristia. A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.15


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.