25/09/2015

Cavalo em estado de abandono chama atenção de moradores de Artur Nogueira

Guarda Municipal disse que denuncia já foi feita, mas dono do animal não foi localizado.

Um cavalo em situação de abandono tem chamado a atenção de moradores do Jardim Sacilotto II, que denunciaram o caso. Segundo eles, o animal vaga pelo córrego todos os dias, sem receber qualquer tipo de cuidado. ONG foi acionada e uma veterinária deve examinar e medicar o cavalo, no entanto, o animal deve permanecer no mesmo local.

A denúncia foi feita por uma moradora das redondezas do córrego. Segundo ela, que não quis se identificar, o cavalo já está nesse lugar há semanas. “Ele está solto no córrego Cotrins em situação de abandono total! Não existe nada e ninguém para alimentar o cavalo, sem água e sem comida nesse calor imenso, ele se encontra magro e mal cuidado!”

003

Outros moradores do local confirmaram que o cavalo caminha por ali todos os dias. Um jovem disse que ele tem recebido soro de um morador, mas não soube identificar quem era. O Portal Nogueirense também não localizou esta pessoa.

O animal apresenta algumas marcas nas orelhas e corpo, mas não se sabe se foi vítima de maus tratos.

Segundo um agente da Guarda Municipal  há uma semana um rapaz denunciou o caso, mas nada foi feito porque não se sabe quem é o dono do animal.

001

Denúncias também foram feitas à Rede de Proteção Animal e Ambiental (RPAA) do município que divulgou o caso nas redes sociais e conseguiu uma veterinária para averiguar a situação do animal.

Porém, de acordo com Carlos Caressato, voluntário da RPAA de Artur Nogueira, só isso não basta. É importante a ação de toda a comunidade para conter casos assim. “O animal abandonado é de toda a sociedade. Se você tem o desenvolvimento de raiva, o animal não vai escolher para quem passar… vai pegar todo mundo.  O mesmo acontece com outras doenças. Então se a sociedade não atua, a lei vira letras mortas.”

Na última segunda-feira (21) a Câmara Municipal de Artur Nogueira aprovou uma Lei de maus tratos que deve punir agressores de animais na cidade. O texto aguarda sanção do prefeito Celso Capato.

“Nós [voluntários da ONG] somos poucos. Porque não basta sentir apenas dó do animal, é preciso fazer algo, agir. No caso do cavalo, levar uma bacia com água, ver se está tudo bem. Coisas que a comunidade pode fazer.”

…………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.