27/11/2021

Carlini confirma que burocracias documentais impediram Circo Biriba em Artur Nogueira

Companhia Biriba iria fazer apresentações gratuitas no Jardim Carolina com o apoio do Ministério da Cultura

Da redação

O Circo Teatro Biriba foi embora de Artur Nogueira, mas a polêmica da saída repentina ainda repercute na cidade berço da amizade. Quem esperava soltar umas gargalhadas terá que esperar um pouco mais. No centro da polêmica está o secretário de Cultura, Renato Carlini. Ele conversou com o Portal Nogueirense e relatou que depois de identificada a falta de documentação, foi feito de tudo para que os espetáculos acontecessem, no entanto, a companhia preferiu seguir para outra localidade.

A burocracia documental e a falta de comunicação prévia foram apontadas pela companhia Biriba como os entraves para não realizar as apresentações previstas aos nogueirenses. O Portal Nogueirense conversou com Carlini, que alegou que as apresentações não ocorreram porque o diretor (da empresa) não fez o básico, que seria protocolar na prefeitura, o pedido para realização das apresentações, além da falta de laudo do Corpo de Bombeiros.

“Eu fiquei muito chateado, porque eu tentei fazer de tudo para o espetáculo acontecer”, Carlini

Negociação feita em setembro

O secretário Renato Carlini confirmou a fala do diretor do Teatro Biriba sobre as datas dos contatos feitos para viabilizar as apresentações. Segundo o secretário, o primeiro contato ocorreu no início do ano e o segundo em setembro. “No mês de setembro, ele me ligou e disse que já estava voltando a fazer os espetáculos presenciais. E como tinha algumas apresentações programadas aqui para a região, ele perguntou se eu tinha interesse em trazer o circo para cá.  E eu disse que sim, eu falei que seguiria o cronograma do Estado para liberar tudo em novembro em diante”, conta.

“Ele então me perguntou se estava tudo certo e eu disse que sim e não falamos mais sobre o assunto. Eu então passei a informação para o departamento de comunicação que divulgou que a cidade receberia os espetáculos”, enfatiza Carlini.

Trâmites legais

Questionado se falou para o Biriba sobre os trâmites legais para o evento, Carline disse que não. “Não foi tocado nesse assunto, porque o cara (representante do Biriba) diz que desde os anos 50 a família dele está envolvida com circo. Qualquer evento que envolva circo e parque de diversões tem que ter os alvarás tudo certo e não é a secretaria que faz isso. É ele que tem que protocolar. Aí ele me alegou que nunca tinha sido assim nas administrações anteriores”, disparou Carlini.

“Eu estou na administração do Lucas, eu sigo a lei. Se os outros não fizeram, eles assumiram o risco. Graças a Deus não aconteceu nada. E se tivesse acontecido. Se os outros secretários fizeram de outro jeito, eles pularam os trâmites”, Carlini50 conversa sobre documentação só aconteceu na terça-feira (23), quando o circo já estava em Artur Nogueira. “Quando o proprietário [Biriba] me mandou a RT (Laudo de responsabilidade técnica), eu disse que não era para mim que ele tinha que mandar. Tem que encaminhar isso aqui via protocolo. Tem que tramitar dentro da Prefeitura. Aí ele me falou que não é assim nas outras cidades e nem era nas outras administrações, era via memorando”, relata o chefe da Cultura.

Dois pesos e duas medidas

Segundo Renato Carlini, a secretaria de Cultura não pode ter dos pesos e duas medidas. “Aquele outro circo que se instalou ao lado da escola modelo, protocolou na Prefeitura e veio para mim e eu não aceitei, porque faltava documentos. Aí ele correu atrás e o circo funcionou direitinho, mas ele foi atrás. Do outro circo eu exigi tudo e dele (Biriba) não vou exigir nada?”, explica.

“Se ele presta serviços em todas essas cidades e elas não exigem isso dele, as cidades estão erradas. Tem coisa errada. Tudo que envolve gente requer protocolos, alvarás e Corpo de Bombeiros”, afirma.

Chateados

O dono do Circo Biriba afirmou ao Portal Nogueirense que estava deixando a cidade triste. O mesmo sentimento foi compartilhado pelo secretário Renato Carlini. “Eu fiquei muito chateado, porque eu tentei fazer de tudo para o espetáculo acontecer, mesmo com esses problemas. Depois dessa conversa, contatei o gabinete, pedi para fazer o protocolo, ia ajudar de todos os jeitos, mas simplesmente ele (Biriba) recolheu as coisas e disse que não ia fazer mais e virou tudo isso”, comenta.

“Eu estou aqui para fazer o que é certo, não estou aqui de brincadeira. Eu não posso colocar em risco uma criança, pelo que vão falar na internet”, complementa e seguiu. “Eu estou na administração do Lucas, eu sigo a lei. Se os outros não fizeram, eles assumiram o risco. Graças a Deus não aconteceu nada. E se tivesse acontecido. Se os outros secretários fizeram de outro jeito, eles pularam os trâmites”, dispara contra os antigos ocupantes do cargo.

Portas Abertas

Biriba foi embora na dúvida se retornaria para novas apresentações aqui na cidade berço da amizade. No entanto, apesar do impasse gerado pelas burocracias, Renato Carlini afirmou que a cidade está de braços abertos. “Se ele quiser voltar, as portas estão abertas, segue os procedimentos legais que as portas estão abertas. Para mim já passou, não vou brigar, não vou discutir”, concluiu.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Nogueirense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.