Cápsula do tempo será aberta daqui 87 anos em Artur Nogueira
NOTA 10: Projeto enterrou milhares de fotos e vídeos na Praça do Coreto
Poucas pessoas se lembram que bem no centro da cidade de Artur Nogueira está enterrado um pedaço da história do município. Isso se deve ao Projeto Casulo, que desde 10 de abril de 2001 está em andamento.
Há 12 anos, na Praça do Coreto, foi depositado uma cápsula do tempo com cerca de 130 horas de filmagens sobre o cotidiano de Artur Nogueira, incluindo centenas de entrevistas, fotos, revistas, jornais, entre outros materiais. O projeto foi idealizado pelo historiador Luiz Carlos Fromberg Ferreira (Mano) e tem como objetivo conservar para as futuras gerações a cultura, as tradições e objetos da época.
Em uma profundidade de 4 metros foi enterrado o recipiente preparado, especialmente, para preservar o material. Na construção foram utilizados uma caixa de vidro, uma chapa de metal, além de uma caixa de concreto para resistir as ações do tempo.
Amparado pela lei municipal de nº 2.579, a cápsula só será aberta daqui há 87 anos, no dia 10 de abril de 2100. Sendo assim, durante este período, muitas recordações devem ficar guardadas, presenteando a futura geração nogueirense com parte original da história da cidade Berço da Amizade.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.