07/01/2013

Capato pretende resolver problema da água até setembro

Prefeito anuncia medidas para a solução da falta de água em Artur Nogueira

O prefeito Celso Capato (PSD) disse que pretende solucionar o problema da falta de água em Artur Nogueira até setembro deste ano. Segundo Capato, a falta de investimento das administrações anteriores no setor agravou o problema no município.

As medidas que devem ser tomadas a partir das próximas semanas incluem a elaboração de um projeto para o represamento de água e a construção de uma nova adutora para o Rio Poquinha, além da duplicação da Estação de Tratamento de Água (ETA lll) do Jardim Carolina, que aumentará a capacidade de tratamento de 25 litros para 55 litros por segundos.

O prefeito também disse que será dado início ao processo licitatório para o desassoreamento da Represa do Cotrins, que hoje é a maior responsável pelo abastecimento de água de Artur Nogueira, além da construção de mais um reservatório de água, que deve ser construído no Jardim Egydio Tagliari. “Nós já vamos autorizar algumas medidas no sentido de conseguirmos resolver o problema da falta de água ainda dentro deste ano. Vou trabalhar e me dedicar muito para que isso aconteça até setembro. Já temos um recurso praticamente certo para investir no setor”, disse Capato.

Consumo

Atualmente o município de Artur Nogueira possui um gasto equivalente a 500 mil litros por hora, o que totaliza 12 milhões de litros por dia. Esse número seria suficiente para abastecer a população da cidade de maneira satisfatória, visto que o consumo ideal para cada habitante é de 200 litros/dia. Entretanto cada morador consome 280 litros/dia, totalizando 38% a mais do consumo recomendado, que fica entre 15% e 20%.

Abastecimento

Artur Nogueira conta hoje com o abastecimento de água de dois mananciais superficiais. O mais importante, que abastece mais de 80% da população, é a Represa do Cotrins, localizada na saída para Limeira. O outro manancial é o Ribeirão Boa Vista, popularmente conhecido como Rio Poquinha, que abastece bairros como Itamaraty, Jardim Carolina, Humberto Rossetti, entre outros. O município também conta com a ajuda de Poços Artesianos, que ajudam no abastecimento de bairros como o Blumenau.

Medidas anunciadas  incluem desassoreamento da Represa do Cotrins  


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.