25/10/2020

Candidatos a vice-prefeito(a) pontuam os principais problemas de Artur Nogueira

Em entrevistas foram pontuados fatores que são considerados os principais desafios para a futura administração

Da redação

Neste período eleitoral, o Portal Nogueirense recebeu em seus estúdios os candidatos a vice-prefeito(a) de Artur Nogueira. Nas ocasiões das entrevistas, os respectivos candidatos pontuaram os fatores que eles consideram ser os principais problemas do município, sendo assim também, grandes desafios para a futura administração a ser eleita nas urnas com as eleições de 2020.

Ao todo, sete dos oito candidatos compareceram às entrevistas. Estiveram presentes nas entrevistas os candidatos José Evangelista Saturno (PSL), David da Banca (PRTB), Diovan Cruz (PTB), Davi da Rádio (PSD), Claudinei de Sá (DEM), Daiane Mello (Podemos) e Izildinha Delgado (PT). O candidato Dr. Rodolfo Coelho (PSB) não compareceu à entrevista.

Entre os problemas citados pelos candidatos a vice-prefeito(a) estiveram a falta de água, o crescimento desordenado do município devido à implantação de loteamentos, a saúde municipal, entre outros. O candidato José Saturno, por exemplo, considera que o setor administrativo do Executivo municipal deve passar uma reforma, para que assim, outros problemas sejam solucionados.

“O nosso maior problema, e isso já vem de longa data, é a parte administrativa. Hoje, para exercer esse cargo, temos que fazer um trabalho sério, honesto, um trabalho não para a gente, para o ser humano que nos confiou. Na parte administrativa, acho que tem muita coisa para arrumar para poder dar sequência. A água, a saúde, a educação, vários setores comprometidos, porque falta o pivô da reforma administrativa”, afirmou.

Uma das ações importantes em uma reforma administrativa, na opinião de Saturno, é a redução de secretarias e de cargos comissionados da Prefeitura. Na opinião do candidato, existem pessoas sem aptidão exercendo funções em setores do Executivo.

“[…] começando reduzindo o número de secretarias e cargos comissionados. Tem que enxugar essa parte administrativa, porque ali [Prefeitura] tem muita gente indevida trabalhando, entre aspas, e garantia por ser amigo, parente. Uma Prefeitura que tiver uma reforma administrativa bem feita, colocar os cargos de confiança com cada um na sua técnica, com o trabalho nas funções corretas, acho que dá para fazer muita coisa dentro de uma Prefeitura”, pontuou.

Para o candidato David da Banca, existem muitos problemas a serem combatidos na cidade de Artur Nogueira, como por exemplo, na área da saúde. Porém, de acordo com David, a falta de água é um problema latente na cidade e que deve ser combatido e solucionado o quanto antes em prol do bem estar da população.

“Temos vários problemas: a questão da água, a educação, a habitação e a saúde. Mas, sem dúvida nenhuma, um problema muito grave que estamos enfrentando, e que não é de agora, é a falta de água”, destacou.

Para sanar esse problema, David afirmou que alguns projetos analisados pela chapa dele poderão contribuir para a solução dessa questão.

“Temos dois grandes projetos para, realmente, resolver esse problema de água. O primeiro é o desassoreamento da represa do Cotrins. Precisamos aprofundar a nossa represa gerando assim maior capacidade de armazenamento de água. O segundo, que entendemos que vai resolver toda a questão da falta de água na nossa cidade, é a construção de mais um reservatório localizado no Rio Poquinha. Entendemos que uma área grande, de 15, 20 alqueires, seja suficiente para resolver essa questão”, considerou.

O candidato Diovan Cruz destacou em entrevista ao Portal Nogueirense a gestão pública como um fator que precisa ser mudado no município de Artur Nogueira. Ele acredita que falta transparência com a população.

“O maior problema de Artur Nogueira é a gestão pública. A gente vê em qualquer departamento a não transparência com o cidadão. O profissional que na área poderia ser um outro mais capacitado, justamente, porque no período eleitoral empresta favores e depois tem que colocar alguma pessoa para retornar o serviço prestado. Não temos isso em nossa chapa. O Jurídico do Executivo, muitas vezes, não sabe do que está acontecendo na periferia”, observou.

O candidato Davi da Rádio destacou a falta de planejamento da administração pública municipal sendo um problema para a cidade. Davi também falou sobre a crise hídrica e apontou que, justamente a falta de administração, é que compromete o serviço de distribuição de água no município.

“Hoje, em Artur Nogueira, sem dúvida nenhuma o grande problema que nós temos é a falta de água. E isso se deve, na minha opinião, à falta de planejamento, de gestão, a falta de administração. Estamos terminando o mandato. A justificativa de estiagem já não cabe mais para a falta de água. A justificativa de bomba que queimou não cabe mais. O nosso foco principal é a falta de água, esse é um dos principais problemas e nós temos dentro do projeto do plano de governo projetos para curto, médio e longo prazo nesse sentido”, disse.

Para Davi, o planejamento é um ponto fundamental para que a cidade deixe de passar pela falta de água.

“Vamos trabalhar para fazer projetos, e isso é extremamente importante. Nós não vamos conceder e nem privatizar o Saean. Não se privatiza ou concede um órgão que dá lucro. Precisamos aumentar a captação de água para esse período de estiagem, esse é o principal, objetivo, e investir em tratamento de água para que isso seja resolvido a curto, médio e longo prazo”, afirmou.

Claudinei de Sá considera a especulação imobiliária no município como um problema, sendo esse um fator de crescimento desordenado e mal planejado. Para ele, isso gera outros problemas maiores, como por exemplo, a própria falta de água.

“O maior problema, hoje, de Artur Nogueira é a pressão de grupos econômicos sobre o desenvolvimento desordenado da cidade. Existe uma pressão do poder econômico, grupos imobiliários com interesses no município de fazer loteamentos, ganhar dinheiro, ficarem ricos. Não estão preocupados com a cidade. Esse é um problema que traz em cascata toda a dificuldade dos serviços públicos do município”, salientou.

Sá ainda afirmou que o Poder Executivo tem grande responsabilidade nessa questão, pois é a partir da aprovação do setor que novos empreendimentos ganham, espaço na cidade. Para o candidato, o crescimento deve estar em equilíbrio com desenvolvimento.

“Não se pode permitir que o poder econômico influencie nas decisões do Poder Executivo aprovando loteamentos com interesses próprios. É preciso ter um equilíbrio entre o crescimento e o desenvolvimento, aumento da arrecadação, do município para que você também possa permitir isso. Não somos contra desenvolvimento imobiliário na cidade, mas é preciso ter juízo, ter cuidado e equilíbrio para que isso possa acontecer de forma sustentável”, asseverou.

Na entrevista com Daiane Mello, ela afirmou que na concepção dela, a falta de água é, de fato, um grande problema enfrentado pela população nogueirense. Para sanar esse problema, a candidata considera que a falta de gestão ocasiona esse e outros fatores negativos para o desenvolvimento da cidade.

“É de saber de todos que um dos maiores problemas de nossa cidade é a falta de água. Outro grande problema é a falta de um gestor capacitado, porque é inadmissível que um gestor permita que aconteça a falta de água na nossa cidade, para a nossa população. Em segundo lugar, temos o problema com a saúde. Nossa saúde está precária, precisamos urgente mudar isso, a começar do gestor. Se mudarmos o gestor e colocarmos uma pessoa capacitada para assumir esse governo, nós não teremos mais problemas com esses”, ponderou.

Além de sugerir a troca da administração da cidade por meio das eleições, Daiane citou algumas medidas para resolver o problema hídrico em Artur Nogueira. Ela sugeriu ações de curto, médio e longo prazo.

“Em primeiro lugar, precisamos mudar a gestão. Segundo lugar, em curto prazo, precisamos abastecer os nossos reservatórios através de caminhão pipa para a água chegar de forma imediata na casa dos nogueirenses. Em médio prazo, precisamos fazer poços em alguns bairros. E a longo prazo, investir em nossas represas, desassorear, ou seja, aprofundar essas represas para que aumente o volume de água e pensar até em uma nova represa que”, acrescentou.

Izildinha Delgado também esteve presente nos estúdios do Portal Nogueirense para uma entrevista como vice-candidata à Prefeitura. Ela também citou a questão da especulação imobiliária e o crescimento mal planejado no município como um grande problema.

“Imagine um círculo onde o centro seja o problema principal, que é o crescimento desordenado ocasionado por inúmeros loteamentos sem nenhum planejamento prévio. Esse é o centro, o crescimento desordenado da cidade. O crescimento desordenado é a principal causa de todos os problemas: deficiência na oferta de água, a falta completa de transporte público, a questão das vagas nas creches e escolas, o problema sério do Cemitério”, citou.

Como solução para esse fator, a candidata propõe frear o avanço da implantação de novos loteamentos no município. O planejamento é algo importante para esse tipo de problema, ao ver de Izildinha. Um planejamento para a captação de água também foi citado pela candidata como estratégia de solucionar esse outro problema enfrentado na cidade.

“A resolução primeira seria barrar, daqui pra frente, os loteamentos. Primeiro vamos ver o quanto estamos preparados para loteamentos. Pense na cidade, que não é estática. A cidade, normalmente, ela cresce. Esse crescimento natural das cidades, os serviços acompanham. No caso desse crescimento desordenado é que se perde. A primeira solução vai ser o estancamento dessa sangria. Depois, na questão da água, precisa ter como guardar água que nós recebemos da chuva. Temos que ter barragem, várias soluções imediatas para guardar a água”, finalizou.

As eleições municipais para a escolha de prefeito, vice-prefeito e vereadores em Artur Nogueira acontece em 15 de novembro.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.