01/02/2022

Campanha de doação de sangue acontece nesta quinta em Artur Nogueira

Coleta será realizada na comunidade São Benedito das 9h às 12h

Da redação

A Prefeitura de Artur Nogueira por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Hemocentro da Unicamp realiza nesta quinta-feira (03), a primeira campanha de doação de sangue de 2022. A ação acontece na comunidade São Benedito das 9h às 12h.

A coleta de sangue ocorrerá sob a orientação de profissionais de saúde, que irão tirar dúvidas e prestar apoio de informação aos doadores no local da campanha. A comunidade São Benedito fica na Rua Emílio Dias Prado, S/N, no bairro Nosso Chão.

Critérios para doação

Para ser um doador de sangue é preciso ser saudável, ter entre 16 e 69 anos (serão aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal e presencial do responsável legal) e pesar mais de 50 quilos, não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis ou transmitidas pelo sangue, não fumar duas horas antes ou após a doação e não estar em jejum, além de evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

Não podem doar pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade, mulheres grávidas ou amamentando, pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas, pessoas que tenham feito endoscopia há menos de seis meses, tatuagem ou piercing há menos de 12 meses e pessoas que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual sem uso de preservativos. Também não devem doar quem teve febre, sintomas gripais, ou foi infectado pela covid-19 nos últimos 15 dias.

No momento da doação, é obrigatória a apresentação de documento de identificação com foto, emitido por órgão oficial, preferencialmente RG ou CNH, além de informação do endereço completo, inclusive o CEP.

Vacina e doação

A vacina traz segurança a todos e tem impacto na doação de sangue. Dependendo da vacina que o indivíduo recebe, há necessidade de ficar sem doar sangue por períodos distintos

Coronavac – 2 dias após cada dose
AstraZeneca – 7 dias após cada dose
Pfizer – 7 dias após cada dose
Janssen – 7 dias após a dose

Dessa forma, o Hemocentro da Unicamp solicita, no momento da doação, a apresentação do comprovante para os candidatos que forem vacinados a fim de garantir segurança aos pacientes que recebem o sangue. Uma maneira simples de contornar essa situação é realizar a doação de sangue antes de se vacinar.

.………….…………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.