13/02/2017

Câmara questiona Executivo sobre aumento na tarifa de água em Artur Nogueira

Houve até manifestação popular durante a sessão

Da redação

A Câmara Municipal aprovou o Requerimento 006/2017 na noite desta segunda-feira (13), durante a segunda Sessão Ordinária do ano. O documento solicita ao Poder Executivo informações relativas ao aumento na tarifa de água em Artur Nogueira. Houve manifestação de um morador da cidade durante a sessão.

sessaocamaravareadores (1)-1487034140

Como noticiado na última semana pelo Portal Nogueirense, há relatos de pessoas que tiveram aumentos de até 12 vezes em suas contas após a troca de hidrômetros feita pela Prefeitura. A mudança drástica na cobrança gerou reclamações nas redes sociais, chegando ao conhecimento dos vereadores Davi da Rádio (DEM) e Lucas Sia (PSD). Os dois, então, elaboraram o requerimento, que cobra explicações do Executivo quanto a esses aumentos e à troca dos aparelhos.

Segundo Lucas Sia (PSD), o Requerimento busca respostas junto à Prefeitura, função básica desempenhada por um vereador. “É um direito da população, nós temos o dever de fiscalizar, e fizemos o Requerimento para dar respostas à população”, esclarece.

contaagua (1)-1486751626

Já Davi da Rádio (DEM) comenta que a solicitação se faz necessária porque os moradores que o procuraram já haviam feito os testes sugeridos pelo Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean) , mas não obtiveram respostas. “Com o Requerimento, o setor responsável tem, por lei, de 15 a 30 dias para responder. Se não houver respostas, há outros caminhos, como o Ministério Público”, explica.

Manifestação

Após a segunda parte da sessão, conhecida como Ordem do Dia, os vereadores comentaram as decisões tomadas na noite. Enquanto Miltinho Turmeiro (PMDB) falava sobre o Requerimento aprovado, o vendedor Oséias Aleixo Domingues, que assistia à sessão, se manifestou.

sessaocamaravareadores (2)-1487034142

Ele reclamou do aumento e afirmou ter sido mal atendido pelo Saean. O presidente da Câmara, Ermes Dagrela (PR), pediu para o morador se conter e recomendou que procurasse algum vereador ao final da sessão.

Domingues comenta que após a troca do hidrômetro de sua casa, a conta água da residência subiu muito. O vendedor aponta que, ao fazer a reclamação no Saean, foi mal atendido pelos funcionários. “Eles jamais acham que a culpa possa ser de um hidrômetro. Sempre é nossa”, afirma. “Um carro sai zero da concessionária e, se dá defeito, tem que ser feito o recall para dar reparo. Por que o hidrômetro não pode ser?”, questiona o morador do Bairro Planalto.

Domingues afirma que mantém o registro de casa fechado, pois, se deixar aberto, o relógio marca consumo 24 horas, mesmo que não esteja utilizando nenhuma água. “Eu só abro o registro para lavar a louça. De resto, eu deixo fechado”, conta.

Sessão Ordinária

Durante a sessão, os vereadores também aprovaram o Requerimento 005/2017, que solicita informações do Executivo quanto ao convênio do município com o Hospital Bom Samaritano. “Pedimos essas informações até para que, quando formos solicitar verbas aos deputados para o município, saibamos como funciona o contrato que rege o serviço da Prefeitura com o hospital”, comentou Davi da Rádio (DEM).

sessaocamaravereadores-1487034292

A sessão teve ainda a votação de dois Projetos de Lei (PL), com Dispensa de Pareceres. São eles:

– PL 004/2017: de autoria do Executivo, “autoriza o município de Artur Nogueira a consolidar dívida e celebrar acordo de parcelamento de débitos junto à Procuradoria Geral da Fazenda Nacional e dá outras providências”. O projeto prevê o parcelamento em até 120 vezes de uma dívida antiga do Executivo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); o valor é de quase R$ 3 milhões.

– PL 005/2017: de autoria do Executivo, que “dá denominação oficial ao Carnaval do município”. Como já divulgado publicamente pela Prefeitura, o nome da festa em Artur Nogueira será Carnartur.

A sessão contou ainda com a votação e aprovação de uma moção de congratulação e aplauso para a Igreja Evangélica Assembleia de Deus, ministério de Belém, por seus 20 anos. Além disso, 100 indicações foram lidas e encaminhadas ao Executivo.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.