25/06/2019

Câmara Jovem de Artur Nogueira indica melhorias para o município

Entre as indicações estavam instalação de redes de monitoramento, serviço asfáltico, reformas em ginásio de esportes, implementação de projeto para autenticidade de aplicações de multas, entre outros

Da redação

A 1ª sessão ordinária da 3ª Câmara Jovem de Artur Nogueira, realizada no plenário da Câmara de Vereadores do município, ocorreu na tarde desta terça-feira (25). Formada por estudantes da cidade, a atividade tem o intuito de gerar conhecimento aos jovens e oferecer a oportunidade deles aprenderem os trâmites da política.

A sessão da Câmara Jovem teve início com a leitura de um trecho da Bíblia Sagrada, lido por Julia Beatriz. Posteriormente, os “vereadores” mirins apresentaram requerimentos ao plenário. Entre eles estavam o requerimento 001 e 002/2019, das vereadoras mirins Isabela Esteves e Isabela Alves, sobre informações das obras de reforma do Teatro Municipal de Artur Nogueira e informações sobre a atuação das rondas escolares da Polícia Municipal.

Outro requerimento, de número 003/2019 criado por Rhadija Batista, solicita informações sobre o sistema de monitoramento dentro do perímetro urbano da cidade. Já o requerimento 004/2019, de Giovana Carvalho, requeria informações sobre o acordo realizado pelo Executivo e a concessionária Rota das Bandeiras a respeito da construção do retorno na Rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332), que em contrapartida, haveria a aplicação de asfalto na Estrada São Bento, o que ainda não ocorreu. Todos os requerimentos foram votados e aprovados por unanimidade durante a sessão.

Após a leitura de requerimentos, houve a leitura de indicações por parte dos parlamentares mirins. A indicação 001, 002, 003, 004 e 005/2019, de Isabela Esteves e Isabela Alves, solicitam a recuperação do asfalto do calçadão da Avenida XV de Novembro, o conserto das guias rebaixadas de ciclovias do município, a instalação de bebedouros no Ginásio de Esportes Maurício Sia, no Jardim de Faveri, o conserto da cobertura do Ginásio Municipal de Esportes Denilson Amaro Rodrigues, no Parque Itamaraty e a reforma geral do Velório Municipal do município.

Em seguida, a indicação 006/2019, de Vitória Campanha, pedia a troca de lâmpadas e melhorias da iluminação da ciclovia localizada nas proximidades da Escola José Amaro Rodrigues e Avenida Dr. Tancredo Neves. As indicações 007 e 008/2019, de Israel Félix Gomes e Kethleen de Araújo, pedem reparos na ponte e passarela do Córrego Cotrins, no Jardim Sacilotto.

Através das indicações 009, 010 e 011/2019, Jeneffer Santos Sá e Laís Vitória Gonçalves solicitaram a implantação de bebedouros no Centro de Artur Nogueira; a instalação de lombada na Rua Eugênia Toniolo Capelo, próximo à Rua João Gazzola; a poda de árvores e remoção de entulhos nas calçadas na Rua Eugênia Toniolo Capelo.

As indicações 012 e 013/2019, de Rhadija Batista, pedem implantação de rede de monitoramento e segurança no Parque Itamaraty e reparos nos aparelhos de academia ao ar livre e placas de orientações localizadas na praça do Jardim Laranjeiras. Já a indicação 014 e 015/2019, de Giovana Carvalho, solicitam reparos na rede de energia elétrica e troca de lâmpadas queimadas na praça do Jardim Laranjeiras, além da operação Tapa Buracos na Rua Osvaldo Cruz, no Jardim Santa Rosa.

Por último, as indicações 016 e 017/2019, de Samira Inácio, pedem a criação do projeto Multa Legal com o uso de foto digital para reforçar a autenticidade das infrações de trânsito aplicadas na cidade, além da instalação do Canil da Polícia Municipal de Artur Nogueira.

Durante a sessão, os edis da Câmara Jovem salientaram a importância das indicações realizadas, entre eles, Samira Inácio, que propôs o projeto Multa Legal. “Eu solicitei a criação do projeto Multa Legal para que ocorra a devida comprovação de irregularidades praticadas por condutores na cidade. Onde as infrações só poderão ter legitimidade através de fotos digitais datadas, de modo a serem aplicadas com o controle dos órgãos públicos, para que não ocorra o abuso de poder por órgãos de fiscalização”, observou a vereadora mirim Samira Inácio.

O vereador Cristiano da Farmácia (PR) observa que a atividade da Câmara Jovem acontece com finalidade educativa. “É importante que a população entenda que a Câmara Jovem não se trata de um segundo trabalho da Câmara Municipal, mas sim, uma forma de educar e oferecer conhecimento aos estudantes e dar a oportunidade de eles entenderem como funciona a rotina dos vereadores”, relata. A Câmara Jovem é uma resolução municipal criada há nove anos por Cristiano (PR).

Ao término da sessão, os vereadores mirins agradeceram a presença de todos e orientação dos vereadores tutores. As referidas indicações deverão ser encaminhadas para análise dos parlamentares da Câmara Municipal, caso votadas e acatadas, poderão ser destinadas ao Executivo.

A próxima sessão ordinária da Câmara Jovem acontece no dia 27 de agosto, a partir das 15 horas, no plenário da Câmara de Vereadores.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.