17/05/2022

Câmara de Artur Nogueira aprova projeto que cria o Plano de Carreira das Educadoras Infantis

Plenário ficou lotado com representantes das categorias que foram acompanhar os trabalhos

Plenário ficou lotado

Da redação

A Câmara de Artur Nogueira aprovou, por unanimidade, na sessão desta segunda-feira (16), o Projeto de Lei Complementar que “Dispõe sobre a instituição do Plano de Carreira e Remuneração dos Cargos de Educador Infantil e de Agente de Desenvolvimento Infantil do Município de Artur Nogueira”. O plenário ficou lotado de profissionais que atuam na área. Usando cartazes, elas permaneceram de maneira pacífica durante toda a votação.

Colocado em pauta com Dispensa de Pareceres, o PLC não foi para as comissões da Casa de Leis, mas discutido e votado no mesmo dia. Após a aprovação da dispensa, o PLC foi colocado em discussão.

O primeiro a falar foi o Tenente Marcelo que se mostrou favorável ao projeto:

Em seguida, Adalberto Di Lábio comentou sobre o PLC e também se disse favorável:

O vereador Melinho fez o uso da palavra durante a discussão:

Com a aprovação, o cargo de pajem passa se classificado como Agente de Desenvolvimento Infantil. Esse grupo teve uma aumento de salário e redução da carga horária.

Um grupo se posicionou contra alguns pontos do projeto

Grupo contrário ao modelo apresentado

Um grupo de profissionais que trabalha como educadoras infantis na rede municipal nogueirense compareceu ao plenário da Câmara e se posicionaram contra a votação. A educadora Kely Cristina falou com a nossa equipe e disse que o grupo era um só, mas a decisão da Secretaria de Educação de unir as educadoras infantis e as pajens em um projeto só, acabou dividindo o grupo. “Os grupos eram unidos, mas a secretaria de educação fez por ônus e dividiu o grupo. Nós pedimos para eles separarem as educadoras, montar o plano de carreira para as educadoras e depois para as pajens, só que eles se recusaram e colocaram as duas categorias juntas. Quando nós prestamos concurso, prestamos para educadoras infantis e pajens para pajens. A gente não é contra o reconhecimento e o aumento das pajens, mas neste projeto, para as educadoras está havendo um rebaixamento e é isso que a gente é contra. Somos a favor das pajens sim, mas somos contra o nosso rebaixamento”, argumentou.

Ela disse ainda que tem uma reunião marcada para a próxima quinta-feira, 19, com o prefeito Lucas Sia e que serão apresentados esses pontos. “Esperamos que não desmarquem, mas estaremos lá no gabinete para falar com ele”, frisou Kely.

Favoráveis aos projeto

Grupo favorável ao projeto

Já um grupo de pajens, que agora passam a ser chamadas de Agentes de Desenvolvimento Infantil, comemorou a aprovação do projeto. “Nós estávamos contando com essa aprovação e como eles disseram, não é possível agradar a todos. É uma penas elas [outro grupo de educadoras] não terem entendido o projeto. É um avanço incrível esses 48 minutos a menos que as pajens vão trabalhar, esse aumento. É um incentivo a mais para estudar”, comentou Letícia Oliveira.

Renata Alecrivele chamou a aprovação de avanço. “É uma melhoria, um avanço muito grande e como os vereadores disseram, é um passo. Não vamos deixar de querer melhorias, dentro do possível, dentro da lei e estamos muito contentes. Vamos estudar,  formar as meninas que não são formadas e garantir todos os nossos direitos”, afirmou ela.

Com a aprovação, o projeto agora segue para sanção do prefeito Lucas Sia.

……………………………………..
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.