01/06/2021

Câmara de Artur Nogueira aprova criação do Conselho Municipal da Juventude

Elaboração do documento vai ao encontro com as medidas necessárias para a implantação de uma Casa da Juventude na cidade

Da redação

A Câmara de Artur Nogueira aprovou em sessão extraordinária realizada na tarde desta terça-feira (01), a criação do Conselho Municipal da Juventude. A criação do conselho é fundamental para a implantação do projeto Casa da Juventude, do Governo do Estado.

O Projeto de Lei (PL 029/2021) foi aprovado por unanimidade e diz que o Conselho Municipal da Juventude terá como finalidade formular e propor diretrizes da ação governamental, voltadas à promoção de políticas públicas para a juventude.

Ele será vinculado à secretaria de Esportes e Lazer, com autonomia administrativa e financeira. São considerados jovens, segundo a lei, pessoas entre 15 e 29 anos.

O Conselho será formado por membros da sociedade civil e representantes do Poder Público, num total de 12 membros efetivos e 12 suplentes para um mandato de dois anos, podendo ser reconduzidos por mais um mandato.

O projeto agora segue para sanção do prefeito Lucas Sia (PSD). Este é um dos passos, para viabilizar a vinda da Casa da Juventude para Artur Nogueira.

O que a casa oferece 

Na Casa da Juventude serão instalados equipamentos de ações de incentivo à qualificação, empreendedorismo, busca de oportunidades de emprego e renda e área de trabalho colaborativo, estimulando a criação de novos projetos e negócios entre o público juvenil.

Além de cursos, a Casa da Juventude incentivará o coworking com área projetada especificamente para o trabalho colaborativo, garantindo que os jovens possam desenvolver projetos empresariais em diversos setores.

Para a qualificação profissional, o Estado oferece as modalidades Expresso e Estágio do Novotec, com cursos técnicos e profissionalizantes gratuitos, além de um ambiente para desenvolvimento de modelos de negócios sustentáveis e startups. A Casa da Juventude também são unidades acadêmicas e operacionais para atividades presenciais de cursos oferecidos pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

Além disso, é apresentado aos participantes um conjunto de negócios baseados em capital cultural e criatividade empreendedora. O objetivo é oferecer formação em economia criativa e práticas de transformação digital, além de oferecer cursos com metodologia apropriada para o ensino de robótica, tecnologias da informação e tecnologias aplicadas a design, animação e games, entre outros.

……………………………………..

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.