30/07/2022

Câmara de Artur Nogueira aprova criação de auxilio de transportes para Jovens Aprendizes

Medida será válida para 50 estudantes devidamente matriculados no Senai de Jaguariúna; prefeitura pagará 50% do valor e a outra metade será paga pelas empresas

Da redação

A Câmara de Artur Nogueira aprovou um Projeto de Lei que autoriza a prefeitura a conceder auxilio de transporte para os participantes do programa “Jovem Aprendiz”, devidamente matriculados no Senai de Jaguariúna. Serão destinadas 50 vagas para os jovens aprendizes fazerem cursos profissionalizantes naquela unidade.  A prefeitura irá custear 50% do valor e os outros 50%, serão bancados pelas empresas parceiras no programa.

O PL foi aprovado por unanimidade em uma sessão extraordinária:

O vereador Adalberto Di Lábio destacou a importância do projeto. “Temos um projeto que é desenvolvido na cidade, que se chama Jovem Aprendiz. Serão destinadas 50 vagas para esses jovens estarem estudando no Senai de Jaguariúna. Na verdade, é uma parceria com a indústria e comércio e esse projeto vem para autorizar o Poder Executivo [Prefeitura] a custear parte do transporte a esses jovens aprendizes que estarão fazendo esse curso. Serão 50% e os outros 50% será custeado pelas indústrias. Esses 50 jovens que estarão estudando, vão concluir o curso e já estarão empregados”, afirmou Adalberto.

Ele completou que essa medida vai ajudar na qualificação da mão de obra e evitar que as empresas que se instalem na cidade, precisem trazer profissionais de fora.

A vereadora Zezé da Saúde lembrou que muitos jovens não tem condições de arcar com os custos de estudar fora da cidade e que esse auxilio, vai trazer retorno para a economia. “A gente tem a carência da mão de obra especializada  e aqui serão 50 jovens que não teriam condições de pagar, porque a gente sabe o preço do ônibus, alimentação e eles vão para aprender no Senai. Temos certeza que esses jovens, formados, já estarão no mercado de trabalho”, comentou a parlamentar.

Miltinho Turmeiro lembrou que há mais de seis anos vem lutando para trazer uma unidade do Senai para Artur Nogueira e que enquanto isso não acontece, essa ajuda para os jovens aprendizes estudarem em Jaguariúna, vai ser muito benéfica, já que eles vão estudar meio período e trabalhar meio período.

Henrique Teles disse que o projeto é um incentivo para que mais jovens estudem e busquem uma qualificação profissional. “Temos que valorizar os nossos jovens, incentiva-los a buscar aquilo que vai trazer um futuro brilhante para ele e sua família”, frisou.

O vice-presidente da Câmara, Tenente Marcelo disse que o projeto dá uma chance de qualificação para os jovens. “[Com] Essa iniciativa de poder pagar o transporte para esses adolescentes, estamos dando a oportunidade para que esses jovens tenham uma carreira profissional e já vão sair direto para estágio e trabalho. Que venham mais iniciativas como essas”, pediu ele.

Nando Gás disse que a medida já é um avanço que vai beneficiar muitos os Jovens Aprendizes. ” Todo incentivo que vier nesse sentido de apoiar os jovens para que eles ocupem a cabeça, é muito importante”, discursou Nando.

A prefeitura justificou o envio do projeto afirmando que o transporte muitas vezes é oneroso para os estudantes e que a medida ajudará esses jovens e trará beneficiará o municipio.

O Projeto foi sancionado pelo  prefeito Lucas Sia que irá regulamenta-lo.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.