17/04/2017

Câmara autoriza Prefeitura de Artur Nogueira a cancelar contrato com Cismetro

Lei que autoriza quebra de contrato foi aprovada em caráter de urgência

Da redação

A Câmara Municipal autorizou a Prefeitura de Artur Nogueira a quebrar o contrato com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas-Norte (Cismetro). De acordo com o texto do Projeto de Lei (PL) 013/2017, o Executivo terá 180 dias para retirar o município do consórcio, caso haja necessidade. Além disso, o governo municipal fica obrigado a informar e justificar qualquer alteração relacionada ao contrato existente.

Como o PL 013/2017 foi enviado à Câmara apenas na tarde desta segunda-feira (17) – e com pedido de Dispensa de Pareceres –, sem que houvesse tempo hábil para os vereadores deliberarem sobre o assunto, a sessão foi marcada por um intervalo regimental estendido, com um tempo de interrupção fora do habitual, para que os parlamentares pudessem discutir o texto. Como resultado, foi incluída uma emenda ao texto original que estipula o prazo de 180 dias para o rompimento do contrato. Caso nada seja feito nesse período, o Executivo deverá procurar novamente o Legislativo para debater o assunto.

camaravereadores (1)-1492480096

De acordo com o PL, a Prefeitura concluiu, “após uma análise discricionária, técnica e financeira da Administração”, que é inviável manter o consórcio. “A referida saída não ocasionará prejuízo na área da Saúde, uma vez que serão adotadas medidas necessárias para assegurar a continuidade e manutenção dos serviços prestados à população nogueirense”, afirma o documento.

Segundo Cristiano da Farmácia (PR), a autorização complementará algumas ações que o Executivo já tem tomado, como a realização de auditorias na Saúde. “O prefeito está declarando uma guerra para resolver o problema da Saúde e pediu para que déssemos a ele o poder de, se necessário, cancelar o convênio com o Cismetro”, comenta o vereador.

Cristiano explica que o PL 013/2017 não é uma declaração de rompimento do contrato, mas uma forma de cobrar melhorias no serviço do consórcio. “É apenas um forma de dizer a eles [Cismetro] que, se não andarem na linha, o contrato será rompido”, assevera o líder do governo na Câmara.

vereadorcristianodafarmacia (1)-1492480106

Dispensa de Pareceres

Cristiano defendeu a Dispensa de Pareceres solicitado ao Projeto porque, caso contrário, o PL só seria aprovado no final de maio. “É muito tempo esperando para resolver problemas de saúde”, enfatiza. O pedido de Dispensa, no entanto, não agradou a todos os vereadores.

Davi da Rádio, por exemplo, conta que o Executivo tem enviado ao Legislativo muitos Projetos com pedido de Dispensa de Pareceres. “Ao meu ver, esse Projeto deveria ter vindo para a Casa mais cedo ou o prefeito deveria ter convidado os vereadores para que trabalhassem em cima desse assunto também”, ressalta.

vereadordavidaradio-1492480118

Apesar disso, o parlamentar registra que deu um voto de confiança ao Executivo, sendo favorável ao pedido de Dispensa e ao Projeto. “Mas é um voto de confiança para que o prefeito tome alguma atitude, para que alguma diferença aconteça na Saúde. Porque do jeito que está não dá para continuar”, destaca. “Agora, se dentro desse prazo [180 dias] nada acontecer, vamos voltar a discutir sobre o que foi aprovado hoje, porque o que nós realmente precisamos é de uma solução na saúde”, avisa o vereador.

Comissão da Saúde

vereadorrodrigodefaveri (1)-1492480253

O vereador Rodrigo de Fáveri (PTB) aproveitou o ensejo para destacar a importância do trabalho conjunto entre a Comissão Parlamentar de Saúde, a Comissão de Saúde do Executivo, o Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria de Saúde. “Volto aqui a fazer um apelo para que unamos as mão e deixemos de lado as diferenças políticas afim de que possamos resolver os problemas de Saúde no município”, declarou.

Leia mais

Executivo realiza auditoria em órgãos de saúde de Artur Nogueira

Comissão Parlamentar debate melhorias na saúde pública de Artur Nogueira

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.