02/02/2020

Cai o número de ocorrências envolvendo entorpecentes em Artur Nogueira

Números são da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP)

Da redação

Artur Nogueira registrou queda no caso de ocorrências relacionadas ao porte e ao tráfico de entorpecentes entre os anos de 2018 e 2019. Os números são da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP).

Conforme os números, em 2018 foram registradas 114 ocorrências de porte de entorpecentes. Em 2019, esse número despencou para 42, o que representa uma queda de 63%.

Já as ocorrências de tráfico de entorpecentes também caíram, mas em ritmo menor. Em 2018, a delegacia de Artur Nogueira teve 143 boletins de ocorrências do crime. Em 2019 foram 127 casos. Uma queda de 11%.

Usuário

Nas ocorrências de porte de entorpecentes, o indivíduo detido é classificado como usuário e não pode ser preso em flagrante e sim receber penas alternativas. Ele também assina um termo circunstanciado, uma espécie de boletim de ocorrência para crimes de menor gravidade, perante um juiz ou da autoridade policial no local da abordagem.

Tráfico de drogas

O indivíduo detido e enquadrado como traficante, pode pegar, se condenado, uma pena que varia de 5 a 15 anos. É crime importar, exportar e guardar drogas e cultivar matéria-prima para o tráfico acarretam a mesma penalidade.

Estatísticas divulgadas pela SSP-SP

Desde 1995, a SSP-SP publica trimestralmente as estatísticas criminais no Diário Oficial do Estado (DOE). A Lei Estadual 9.155, de 1995, estabeleceu a divulgação de 12 modalidades criminais da Capital e Grande São Paulo. Posteriormente, o Governo do Estado agregou a informação de todos os 645 municípios do Estado e ampliou para 14 a lista de delitos, com a inclusão do roubo de carga e roubo a banco.

Em março de 2011, o Governo do Estado anunciou a divulgação mensal das estatísticas da criminalidade por Estado, área, município e unidade policial, no portal da SSP e no Diário Oficial do Estado.

Dentro do princípio da transparência da administração, em janeiro de 2002, a SSP-SP disponibilizou, em seu portal na internet, uma série histórica de dados – de 1999 a 2001, em nível de municípios – para os principais indicadores de criminalidade. Para os anos de 2000 a 2002, as mesmas informações estão disponíveis mensalmente, permitindo a comparação do período em relação ao ano anterior.

Os dados estatísticos do Estado de São Paulo são divulgados nesta página em data anterior à publicação oficial em Diário Oficial do Estado (Lei Estadual nº 9.155/95 e Resolução SSP nº 161/01). No período compreendido entre a divulgação inicial e a publicação oficial em Diário Oficial, há possibilidade de retificações que são atualizadas automaticamente nesta página.

……………………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.