01/10/2018

Cadastramento biométrico não será obrigatório para eleitores de Artur Nogueira

Informações falsas espalhadas pela cidade afirmavam que o cadastro seria obrigatório e a não efetuação do mesmo acarretaria multa

Da redação

O cadastramento biométrico dos eleitores de Artur Nogueira não será obrigatório para as eleições deste ano de 2018. A informação foi confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) após boatos falsos serem espalhados entre moradores da cidade, afirmando que o cadastro seria obrigatório e a não efetuação do mesmo acarretaria multa.

Os boatos compartilhados por nogueirenses nas redes sociais afirmavam que os cidadãos que não efetuassem a identificação biométrica perderiam os documentos e pagariam multa de R$ 150. Esta é uma notícia falsa e a população não deve se preocupar em ir ao cartório eleitoral apenas para fazer isso.

Ao Portal Nogueirense, o TRE-SP confirmou que os boatos são falsos e que o cadastramento biométrico não será obrigatório em Artur Nogueira. Mesmo assim, “a Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor faça logo seu cadastramento, para evitar filas no futuro”, informou o tribunal. Apenas 85 municípios paulistas terão cadastramento obrigatório.

Biometria

Segundo o TRE-SP, a biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas eletrônicas.

Para que o eleitor seja identificado por meio da digital nas eleições, é necessário o prévio cadastramento no sistema: no ato do atendimento em cartório ou em posto da Justiça Eleitoral. O procedimento envolve a coleta das impressões digitais dos dez dedos, fotografia e assinatura digitalizada de cada pessoa, além da atualização dos dados constantes no cadastro.

O cadastramento biométrico pode ser feito em todo o Estado de São Paulo, porém sem obrigatoriedade. Os cartórios eleitorais atendem somente mediante agendamento, para evitar filas e agilizar o atendimento ao eleitor. Os endereços dos cartórios eleitorais podem ser consultados aqui.

Algumas unidades do Poupatempo possuem posto de atendimento da Justiça Eleitoral e, ao contrário do que ocorre nos cartórios eleitorais, não é necessário agendar.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.