25/11/2021

Burocracia impede apresentações do Circo Teatro Biriba em Artur Nogueira

Biriba realiza espetáculos de graça em Artur Nogueira há 10 anos

Da redação

O Circo Teatro Biriba deixou a cidade de Artur Nogueira sem realizar as apresentações que estavam previstas para começar nesta quinta-feira (25) e seguir até o próximo domingo (28), no bairro Jardim Carolina. O  evento era gratuito e pago por leis de incentivo do Ministério da Cultura.  Segundo o diretor da companhia, as apresentações estavam agendadas desde o começo do ano, mas foram inviabilizadas por burocracias administrativas e a falta de tempo hábil para atender exigências locais. A Prefeitura nogueirense confirma a informação sobre os documentos.

O Circo Biriba é uma atração aguardada anualmente em Artur Nogueira, mas pela primeira vez a apresentação cultural foi inviabilizada. O evento foi amplamente divulgado pela Prefeitura de Artur Nogueira e a população aguardava as atrações culturais. O diretor da companhia criticou duramente o secretário de Cultura Renato Carlini, por não ter entrado em contato antes para solicitar a documentação exigida para a instalação da trupe.

De acordo o diretor da companhia, Waldir Gonçalves Roque, ele entrou em contato com o chefe da Cultura ainda no início do ano, já que Artur Nogueira receberia dois espetáculos do Biriba. “ O meu contato com o secretário [Renato] Carlini partiu desde o começo do ano, quando eu tinha dois projetos para executar na cidade, sendo que um deles não foi possível devido a situação da pandemia e ele foi todo gravado, editado  e passado para a prefeitura 10 espetáculos e eles continuam no site da prefeitura”, iniciou ele.

Após a flexibilização da pandemia, afirma ter feito novo contato para as apresentações presenciais. “No início de setembro eu entrei em contato com o secretário de Cultura e passei pra ele o local onde eu queria fazer e ele pediu dois dias para agilizar tudo isso. Dois dias depois ele me liga e diz que está tudo certo e que eu podia agendar as datas”, relembra.

Prefeitura confirma falta de documento

A Prefeitura de Artur Nogueira apenas afirmou que “de acordo com a Secretaria de Cultura, a data foi liberada para o Circo se instalar, no entanto, o grupo não apresentou os documentos necessários para a realização do evento. Dentre os documentos, não constava o laudo do Corpo de Bombeiros, entre outros”, afirmou resumidamente.

Laudo de responsabilidade técnica

Ainda segundo Biriba, na segunda-feira (22), eles chegaram na cidade para iniciar a montagem da estrutura e na terça-feira (23), ele enviou para o secretário Carlini a RT (documento de responsabilidade técnica) da Engenheira responsável pelo evento. Foi quando a coisa começou a dar errado. “Foi quando ele me comunicou que não estava a par do evento, que dia que iria ser, local, o que seria realizado e isso muito me estranhou porque ele me ligou dizendo que estava autorizado o evento no local”, relata.

O diretor disse que em outros anos, sempre foi a Secretaria de Cultura que tomou a frente dessa documentação, já que os espetáculos são feitos em parceria. “Eu ligo para ele e ele diz que está tudo certo. Quando eu passo o documento da estrutura, ele me faz uma série de questionamentos de outros documentos, sendo que isso nunca foi solicitado. Ele tem meu WhatsApp, poderia entrar em contato a qualquer instantes pedindo e isso não aconteceu”, afirma.

Sem teatro na comunidade

Diante de toda a situação, o Circo Biriba decidiu cancelar os espetáculos. “Em razão disso, a companhia não se instalou. Eu estou muito sentido, magoado. Artur Nogueira é uma cidade que eu presto serviço há mais de 10 anos. Trabalhei com várias administrações, desde o Marquinhos da Cultura, Leandro Gugu, Edésio Lopes. Sempre me receberam de braços abertos se colocando para resolver todas as questões burocráticas, e dessa vez, com o senhor Carlini foi completamente diferente”, disse.

“A gente lamenta o ocorrido aqui na cidade de Artur Nogueira e dentro dessa gestão, eu acredito que a companhia não voltará mais a executar espetáculos gratuitos para a população”, completou.

Apresentações

As apresentações do Circo Biriba aconteceria  entre os dias 25 e 28 de novembro, às 20h, na Avenida Antônio Sia, no bairro Jardim Carolina.  A  Secretaria Municipal de Cultura e Turismo está apoiando a iniciativa que traz de volta o circo, que já se apresentou inúmeras vezes na cidade.

As atrações são uma  parceria com o Ministério de Ação Cultural, Secretaria Especial de Cultura e com o Governo do Estado de São Paulo. Para os espetáculos, será montada uma estrutura móvel de teatro, onde o público poderá prestigiar atuações de peças famosas da família Roque, tais como “Lua de Mel a Três”, “Mata O Velho”, “O Seu José Pinto Morreu” e “A Cara do Burro do Pai”.

O secretário de Cultura e Turismo, Renato Carlini, salienta que o evento é louvável. “É um privilégio receber essa companhia teatral e circense, pois esta é uma oportunidade que o nosso município tem de consumir cultura de graça e com qualidade”, diz. A expectativa é de que cerca de 150 pessoas assistam ao espetáculo.

Durante as apresentações, todos os protocolos de segurança contra a Covid-19 serão mantidos tais como distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel.

Sobre o Circo Teatro Biriba

O Biriba é uma companhia teatral circense fundada em 1943 e continua  na ativa até os dias atuais, já estando em sua 5a geração de atores que fazem parte da família Roque. O programa apresenta uma série de espetáculos teatrais circenses, no qual usa-se a vertente do circo teatro tradicional. Esses espetáculos são voltados para o público familiar composto por crianças, jovens e adultos.

A apresentação se enquadra no conceito de artes cênicas e promete um formato de circo diferente do padrão.

Sobre as criticas ao secretário, a Prefeitura destacou que “com relação à crítica, o secretário lamenta e corrobora que todas as iniciativas culturais terão o apoio da Administração, desde que estejam amparadas pela lei”, encerra.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.