01/08/2010

Bullying: saiba como ajudar seu filho

O Jiu-Jitsu proporciona às crianças aumento da auto-estima, além de transmitir valores como cooperação e respeito

Informe publicitário

A palavra bullying se refere a atitudes ameaçadoras que afetam, principalmente, crianças e adolescentes. Ele pode se revelar em forma de agressão física como chutes, empurrões e brincadeiras que machucam. Mas também existem atitudes que agridem e magoam tanto quanto as agressões físicas: a agressão verbal. Ela consiste em ameaçar ou intimidar alguém; humilhar por qualquer motivo; excluir; discriminar por cor, raça ou sexo; falar mal sem motivos; entre outros inúmeros exemplos. Agressões verbais são mais comuns do que agressões físicas e, na escola, elas ocorrem com frequência. Em muitos casos, as vítimas se sentem envergonhadas ou inseguras de denunciar. 

Uma maneira de fortalecer seu pequeno emocionalmente para que ele lide melhor com o bullying é a prática do Jiu-Jitsu. Sim, o Jiu-Jitsu não contribui somente para o físico. A arte marcial é eficaz na construção da auto-confiança do ser humano, principalmente na dos jovens. Ao treinar Jiu-Jitsu seu filho irá se sentir mais forte em todos os aspectos de seu cotidiano. 

De acordo com o professor faixa preta 3º grau, Tiago Vigna, iniciar a prática do esporte já na infância oferece inúmeros benefícios. “Ela oferece autoestima para as crianças; assim, elas aprendem a lidar com a vitória e a derrota; convivem em grupo com disciplina; desenvolvem a formação do caráter e muito mais”, fundamenta.

O programa Campeões do Futuro da Gracie Barra foi criado para proporcionar as crianças um ambiente que lhes permita experimentar e compreender valores essenciais como foco, disciplina, persistência, cooperação e respeito. A arte marcial permite à criança amadurecer para se tornar um campeão da vida. A disciplina e excelência exigidas pelos instrutores da Gracie Barra refletem positivamente no comportamento da criança em casa e na escola, expandindo as conquistas para além do tatame. 

Uma pesquisa do USF College of Public Health, dos Estados Unidos, aponta para a redução do Transtorno de Estresse Pós-Traumático a partir da prática esportiva. Além disso, a arte marcial é uma ótima válvula de escape, por isso ajuda a manter a calma. Os verdadeiros praticantes do Jiu-Jitsu não se envolvem em brigas e outros atos violentos. 

Visto que a prática é uma atividade completa, ela  proporciona uma série de benefícios físicos, como melhora do sistema cardiorrespiratório, resistência física e rapidez nos reflexos. Além do corpo, a mente estará ativa em todos os momentos, pois o Jiu-Jitsu também é um esporte extremamente técnico. Uma faixa preta leva mais tempo que um diploma de medicina. 

É importante praticar o Jiu-Jitsu em uma academia confederada e federada. Para saber isto, basta entrar nos sites da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu ou da Federação de Jiu-Jitsu de seu estado e checar se a academia está inscrita. A Gracie Barra é uma escola que tem excelentes desempenhos nacionais, além de ostentar títulos internacionais. A academia acredita na prática do Jiu-Jitsu como forma de incentivar a qualidade de vida! 

A Gracie Barra está localizada na Rua Duque de Caxias, 606 – Jardim Resek, Artur Nogueira/SP. Curta a página da academia no Facebook e a siga no Instagram para ficar por dentro de todas as novidades!  Você pode tirar dúvidas e agendar uma aula experimental para seu filho pelo telefone (19) 9.9450-9897. 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.