14/03/2021

Brasil discute 5G, mas moradores de bairros de Artur Nogueira esperam o 4G

“meu celular fica quase o tempo todo sem serviço”, exclama um morador

Michael Harteman

Quem é ligado em tecnologia certamente está por dentro das discussões que envolvem a chegada do 5G no Brasil. A nova geração da rede móvel, além de mais velocidade, promete revolucionar diversos serviços do nosso dia a dia. No entanto, longe dos benefícios que encantam os olhos, diversos locais em Artur Nogueira sequer recebem o 4G e, alguns pontos, nem mesmo o 3G.

Um serviço fornecido por uma empresa francesa consegue mapear a disponibilidade de rede móvel em quase todo o mundo. Nesse serviço, denominado nPerf, é possível observar que diversos pontos de Artur Nogueira não são cobertos pelo 5G. Além de muitos locais em bairros rurais, que por vezes não recebem nenhum sinal de rede móvel, bairros como Coração Criança, Jardim Leonor, Itamaraty, Parque das Flores e outros bairros nessas regiões não recebem o 4G.

Moradores comprovam o que o site mostra. Beatriz mora no Parque das Flores. Ela conta que é muito difícil receber o 4G. “Hoje mesmo estou sem sinal nenhum, se quiser falar com alguém eu não consigo, numa emergência pode complicar”, comenta.

Também moradora do Parque das Flores, Sirley conta que é comum não conseguir usar o celular. “As vezes você está conversando com alguém e de repente cai, você não consegue mais conversar e muitas vezes nem dá pra fazer chamada, é muito ruim o sinal aqui nessa região, se estiver na rua e precisar usar a internet do celular, tem que voltar pra casa”, conta a moradora.

Sirley afirma que 4G é raro no bairro em que reside

Elias mora em um bairro rural de Artur Nogueira. Ele conta que sinal de internet é coisa muito rara no local. “Eu nem tento usar, é muito ruim, não chega nada, meu celular fica quase o tempo todo sem serviço”, explica.

As oscilações variam nos bairros de acordo com as operadoras. Segundo o site da nPerf, a empresa que mais abrange residências em Artur Nogueira é a Vivo.

5G deve chegar em breve no Brasil

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou o edital do leilão das faixas de radiofrequência para a prestação de serviços de telecomunicações por meio de 5G no Brasil. O 5G é a quinta geração de tecnologia de comunicação móvel. O documento será enviado para análise do Tribunal de Contas da União (TCU), e, depois, retorna à Anatel. A expectativa do Governo Federal é promover a licitação ainda neste semestre.

A decisão foi tomada durante reunião no final de fevereiro com representantes da Anatel. “Nós teremos condições de cumprir o prazo e fazer com o que o Brasil possa realizar logo o seu leilão. Esse é um marco para o desenvolvimento do país. É o padrão tecnológico mais elevado para os serviços móveis”, afirmou o ministro das Comunicações, Fábio Faria, em coletiva à imprensa, nesta sexta-feira (26), para anunciar as regras do edital.

O ministro destacou que a nova tecnologia promete velocidades superiores à do 4G e maior conectividade entre máquinas e sensores instalados em fábricas e indústrias. “O 4G foi feito para as pessoas. Ele veio com áudio, com vídeo, e foi um serviço que ajudou muito nessa interação entre pessoas. O 5G vem para as empresas. Ele vem para as indústrias. As indústrias vão dar um salto de qualidade jamais visto. Não é apenas aumento de cem vezes a velocidade, é a conexão com toda a empresa, com toda a cadeia produtiva. Você vai conseguir eliminar desperdício”, explicou.

Segundo o presidente da Anatel, Leonardo de Morais, esse será o maior edital de outorga de direito de uso de radiofrequência da Anatel. “O 5G irá remodelar a sociedade e os meios produtivos. Não se trata de apenas mais 1G, mas de um guarda-chuva que potencializa e envolve várias outras tecnologias.”

Tecnologia de quinta geração

Segundo a Anatel, diferentemente das mudanças nas gerações passadas (2G, 3G e 4G), o foco desta tecnologia não está somente no incremento de taxas de transmissão. Está, sobretudo, no atendimento de diferentes serviços.

O 5G concretizará conceitos como os de Internet das Coisas e aprendizagem de máquina em tempo real. Promete diversificar os serviços oferecidos em setores como segurança pública, telemedicina, educação a distância, cidades inteligentes e automação industrial e agrícola.

Entre os avanços esperados para o 5G estão:
– Maior velocidade;
– Tempo mínimo entre o estímulo e a resposta da rede de Telecom;
– Maior densidade de conexões;
– Maior eficiência espectral;
– Maior eficiência energética dos equipamentos, ou seja, maior economia e sustentabilidade.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Nogueirense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.