Botão do Pânico atende 149 mulheres em Artur Nogueira
Programa é voltado para mulheres vítimas de violência com medida protetiva ou aquelas que se sentirem em situação de violência
Da redação
O dispositivo Botão do Pânico, uma das ferramentas do Programa Guardião da Mulher da Polícia Municipal, atende 149 mulheres em Artur Nogueira. A ferramenta foi desenvolvida pela Secretaria de Segurança com o objetivo de promover a proteção de mulheres em situação de vulnerabilidade e foi implantada em 8 de março de 2021, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
Inicialmente criado para mulheres com medidas protetivas estabelecidas pelo Poder Judiciário, o programa foi ampliado, atendendo ao desejo da população, para todas as mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade.
Segundo a prefeitura, em 2023, 63 mulheres tinham o Botão do Pânico cadastrado em seus celulares. Nos primeiros meses deste ano, foram 29 mulheres, totalizando 149 aplicativos instalados.
O programa é voltado para mulheres vítimas de violência e, quando solicitado, o aplicativo é instalado imediatamente. “As mulheres devem ir à Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil com a Medida Protetiva concedida pelo Poder Judiciário ou com a solicitação da Delegacia de Polícia. O aplicativo é instalado no mesmo instante”, explicou a gestão municipal.
Para a Secretaria de Segurança, mais do que um meio de proteção, o Botão do Pânico é um instrumento de combate à violência. “É um programa que visa não só oferecer maior sensação de segurança à mulher em estado de vulnerabilidade, inibindo o agressor – servindo, portanto, como um fator de prevenção – mas também como um instrumento de repressão aos agressores que descumprem as medidas protetivas e/ou ameaçam ou atentam contra a integridade física das mulheres.”
Como o Portal Nogueirense já mostrou, o aplicativo ajudou a GM a prender homens que descumpriram medidas protetivas impostas pela justiça.
- Mulher aciona Botão do Pânico e ex-marido acaba preso pela GM em Artur Nogueira
-
Homem é preso depois de mulher acionar Botão do Pânico em Artur Nogueira
Vale lembrar que quando o botão é acionado, a viatura do patrulhamento Guardião da Mulher será enviada automática e rapidamente para o local onde foi emitido o sinal do celular em georreferenciamento. O socorro ganha agilidade ao pular a etapa de triagem pela qual passam as ligações que são feitas pelos telefones 190 e 153.
As mulheres vítimas de violência devem buscar informar das agressões físicas ou morais (ameaças) à polícia, a fim de que sejam adotadas as medidas necessárias para sua proteção, inclusive do ponto de vista social e psicológico.
As interessadas em baixar o aplicativo devem se dirigir à Guarda Municipal, localizada na Rua 10 de Abril, antiga Prefeitura, no centro.
………………………………………………………….
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.