21/09/2015

Bloco da Vaca de Artur Nogueira é declarado patrimônio imaterial e cultural de SP

Cerimônia aconteceu no final de semana em Valinhos

O Bloco da Vaca de Artur Nogueira foi declarado patrimônio imaterial e cultural do estado de São Paulo durante evento em Valinhos, no último domingo (20). A declaração ocorreu paralelo às festas do Revelando São Paulo, que começou na quinta-feira e vai até o próximo domingo (27). Para secretário de Cultura local reconhecimento é um presente para o município e estado.

O Bloco já era reconhecido como patrimônio imaterial e cultural do município, devido a Lei 3.062, sancionada em 27 de fevereiro de 2012.  O texto de autoria de Leandro de Queiroz, à época vereador, declarava: “Tomba, como bem de natureza imaterial e cultural da Cidade de Artur Nogueira, o bloco da Vaca”. Com a declaração da secretaria de Cultura do estado, o texto deve ser alterado para se adequar às leis estaduais. Um grupo destacado da Abaçaí e da pasta deve ser destacado para vir ao município.

De acordo com Queiroz, atual secretário de Cultura, o reconhecimento é uma vitória para o município. “O Bloco da Vaca é um dos mais antigos do Brasil e este reconhecimento no quadrante paulista incentiva e protege”, comenta. “Sobretudo protege, porque o Bloco da Vaca é mais que uma participação só no carnaval na cidade. Ele se mescla com a história de Artur Nogueira e do mundo, contando sobre os imigrantes espanhóis que vieram para cá.”

Nas redes sociais, a organização do Revelando São Paulo declarou: “O Bloco da Vaca, uma tradição de mais de 80 anos, veio nos mostrar um pouco do alegra carnaval que acontece na cidade de Arthur Nogueira. Brincando com o público e divertindo o Revelando em Valinhos, o Bloco é sem dúvida um Patrimônio da Cultura Paulista”.

BLOCO DA VACA
Foto: Revelando São Paulo.

Revelando São Paulo

No próximo sábado (26) Artur Nogueira deve participar de novo do evento com a Folia de Reis Luz Divina. O evento começa à partir das 9 horas em Valinhos, no local em que acontece a festa do Figo.

Todo o evento apresenta movimentos culturais das cidades do quadrante paulista, que reúne mais de 200 municípios.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.