02/06/2020

Bispo de Artur Nogueira diz que 'será fiel ao Papa' em suas decisões

Antes de ser empossado, dom José Roberto disse aos jornalistas que precisa de tempo para corrigir erros; e que não acobertará desvios

Henrique Oliveira

O novo bispo da Diocese de Limeira (SP), Dom José Roberto Fortes Palau, tomou posse neste sábado na Catedral de Nossa Senhora das Dores no centro de Limeira.

Momentos antes do início da missa,  em um pronunciamento numa sala ao lado da Catedral de Limeira, o bispo de Artur Nogueira, recebeu jornalistas para falar de suas metas e métodos de trabalho frente ao seu novo episcopado.
Com um ar mais jovial, o novo bispo, disse que não conhecia a região, porém agora pretende conhecer a fundo os católicos da diocese. Aos padres e religiosos da região, o novo bispo disse que se dedicará a conhecê-los e saber de seus anseios.

“Tenho como meta a curto prazo, pelo menos neste ano de 2020, conhecer os padres. São 112 padres diocesanos, sem contar os religiosos… é bastante gente. Quando eu falo conhecer não é dar um ‘oi’, é conhecer a pessoa. E isso demanda tempo”.

Além dos padres, Dom José Roberto, disse que também quer conhecer todos os membros que compõem a diocese.
Enfático e bem calmo em suas palavras, Dom José Roberto – o sexto bispo na história da Diocese de Limeira – disse que prefere escutar ao falar. E cita o papa Francisco.

“Neste início quero mais observar e escutar do que falar. Aliás era Rubem Alves que dizia: ‘Há muitos cursos de oratória, e não há de escutatória’. Quero mais escutar do que falar. Aliás é um pedido do Papa Francisco, que o bispo seja acima de tudo um homem de escuta.

E falando no Papa, Dom José Roberto afirma que tem plena consciência dos problemas que a Diocese passa. Porém, afirma que será fiel à Francisco e que suas decisões serão obedecidas nas paróquias que compõem a Diocese.

“Tenho consciência das dificuldades pelas quais passa a Diocese de Limeira. Estou plenamente consciente das dificuldades. Apenas quero afirmar neste momento, que tudo aquilo que o papa Francisco determinou para proteção de menores e pessoas vulneráveis, será fielmente aplicado durante o meu episcopado aqui na Diocese de Limeira. Eu sou fiel ao Papa. O que ele pede será feito”.

Dom José Roberto, que administrará a Diocese com transparência e respeito aos bens da Igreja. E que o respeito terá início com as pessoas que fazem parte do clero. “Ainda em meu episcopado, o que estiver ao meu alcance, para que nossa Diocese prime pelo respeito à todas as pessoas, à todos os fiéis, assim como pela austeridade e transparência na administração dos bens da Igreja. Prudência é uma virtude imprescindível para quem governa”.

Finalizando seu pronunciamento, que não foi permitido perguntas dos jornalistas, o novo bispo diz que primará pela prudência nas tomadas de decisões por ele.

“Preciso de tempo para conhecer, alterar e corrigir o que for necessário. Sem acobertar desvios. Mas também preciso agir com prudência, com devido respeito e cuidado para não cometer injustiças”.
No final, o bispo faz um pedido: ‘rezem por mim’.

……………………………………

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.