19/01/2020

Bispo da Igreja Católica de Artur Nogueira toma posse em Limeira

Dom José Roberto Palau será o sexto bispo a assumir a Diocese de Limeira; ele foi escolhido pelo Papa logo após Dom Vilson renunciar do cargo

Henrique Oliveira

Com a presença de muitos fiéis, autoridades e alto clero, o novo bispo da Diocese de Limeira, que comandará as igrejas católicas de Artur Nogueira, tomou posse neste sábado (18) na Catedral de Nossa Senhora das Dores, no centro de Limeira (SP).

A catedral ficou lotada e um telão precisou ser instalado frente ao templo para que todos pudessem assistir à posse de Dom José Roberto Fortes Palau.

Os fiéis católicos viram a presença de todos os padres das 16 cidades que compõem a Diocese presentes na cerimônia. Todos, com um padrão de vestimenta, tomaram seus lugares na catedral e puderam ver a chegada do sexto bispo da história da Diocese.

Em sua entrada, Dom José Roberto aspergiu o povo com água benta. Na cerimônia estiveram presentes o cardeal-arcebispo de São Paulo Dom Odilo Scherer, o arcebispo de Aparecida (SP) Dom Orlando Brandes e o arcebispo de Campinas (SP), Dom João Inácio que deu início e as boas-vindas ao novo bispo de Limeira.

Apesar do forte calor dentro da catedral, os católicos saudaram ‘calorosamente’ o novo bispo, que recebeu um crucifixo e sentou pela primeira vez na ‘cátedra’ da Diocese de Limeira. Este, um dos rituais mais importantes na posse de um bispo.

Representando as autoridades civis do município, o prefeito de Limeira Mário Botion presenteou Dom José Roberto com livros que contam a história da cidade e disse que ‘Limeira o recebe de braços abertos com a difícil missão de evangelizar os limeirenses’.

Católicos de diversas cidades que compõem a diocese estiveram presentes.

O novo bispo será encarregado de administrar 94 paróquias e 112 padres diocesanos e outros membros da ordem católica, como ordens religiosas femininas nas 16 cidades, que juntas compõem mais de 1 milhão de habitantes.

Dom José Roberto Fortes Palau tem 55 anos e é natural de Jacareí (SP) onde foi padre e logo reitor de seminários católicos. O novo bispo é mestre em Teologia da Espiritualidade pela Pontifícia Faculdade de Teologia de Teresianum (Roma) e doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (RJ).

Ele será o sexto bispo da Diocese de Limeira. Foi nomeado pelo Papa Francisco após o pedido de renúncia de Dom Vilson de Oliveira em 2019.





……………………………………

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.