09/06/2024

Beto Baiano é alvo de pedido de abertura de Comissão Processante

Acusação é de compra de votos; pedido será votado na próxima ; vereador disse que a denúncia é mentirosa e que o áudio foi tirado de contexto

Da redação

A Câmara de Artur Nogueira recebeu mais uma denúncia contra um vereador da cidade. Dessa vez, o alvo do pedido de investigação por meio de uma Comissão Processante (CP) é o vereador Beto Baiano (PRD), por uma suposta compra de votos. A denúncia foi apresentada pela munícipe Janaina Aparecida de Santana e será lida e aberta na próxima sessão, em 10 de junho.

Na denúncia, a moradora aponta que o vereador Beto Baiano enviou um áudio para um popular solicitando que o mesmo, de posse do dinheiro que teria sido enviado anteriormente, “arrumasse votos para o referido vereador, também pré-candidato”.

A moradora relata que a prática do parlamentar é passível de cassação do mandato. “Utilizar-se do mandato para a prática de atos de corrupção ou de improbidade e com falta de decoro em sua conduta política”.

Prova do suposto crime

Na denúncia, a moradora apresenta como prova do suposto crime a transcrição de um áudio em que Beto conversa com um amigo. “A prova foi obtida numa das muitas reuniões que o vereador ‘Beto Baiano’ faz, porém, a presente oferta foi feita via WhatsApp, em contato com o eleitor no dia 08/03/2024. O referido candidato e atual vereador se dirige ao seu amigo e faz a pergunta sobre quantos votos ele conseguiria com a quantia que ele tinha prometido lhe oferecer. Senão, vejamos a transcrição da conversa:

Beto Baiano: …… Deixa eu falar pra você quanto…. quantos votos você consegue, se acha que você consegue trabalhar com esse valor aí…… aí enfiar mesmo aí. Quantos votos você acha que você consegue?

Voz não identificada: ……..Ah….. Beto, eu consigo aí pelo menos uns duzentos e cinquenta votos. Eu tenho amigo ‘pra’ ‘caraio’ né Beto? Amigo de escola que já tirou o título, entendeu? Tem amigo, parceiro, tiro uns duzentos e cinquenta….

Para a moradora, não há dúvidas de que há elementos para a instauração de uma investigação. “Nessa conversa, o vereador Beto Baiano afirma de forma categórica que entregou um valor para o seu amigo e que pedia em troca uma confirmação de quantos votos poderia comprar com o valor entregue. É de se notar que já existe neste trecho prova pré-constituída capaz de autorizar ao Poder Legislativo instaurar imediatamente a COMISSÃO PROCESSANTE”, cobra a mulher.

A conduta do vereador Beto Baiano fere diretamente os preceitos éticos que devem nortear o exercício do mandato parlamentar, além de constituir grave violação às normas que regem o processo eleitoral, comprometendo a lisura e a legitimidade do pleito”, concluiu a eleitora na denúncia.

O pedido de abertura da Comissão Processante (CP) vai ser votado na próxima sessão, sendo necessários sete votos para que a comissão seja instaurada. Caso isso não ocorra, o pedido será arquivado.

A próxima sessão da Câmara acontece na segunda-feira (10), às 18h30.

Resposta do parlamentar

“O Portal Nogueirense procurou o vereador que se manifestou por meio de nota. Confira abaixo na íntegra:

A denúncia é mentirosa e não condiz com a realidade dos fatos. O trecho foi tirado de contexto para ludibriar a opinião pública contra a minha pessoa. Estou muito tranquilo e sereno, tenho absoluta certeza que a verdade prevalecerá. Trate-se de uma perseguição política de um grupo da oposição às vésperas de um pleito eleitoral”.

………………………………………………………….
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.