07/03/2019

Bairro de Artur Nogueira alaga mais uma vez e moradores são prejudicados

Problema no Jardim São Vicente é antigo e moradores até agora esperam por uma solução por parte do Poder Executivo

Diego Faria / (Fotos sem logo: enviadas por moradores)

Os moradores do bairro São Vicente, em Artur Nogueira, mais uma vez viveram momentos de tensão na tarde desta quinta-feira (7). Devido à forte chuva que caiu no período da tarde, várias casas foram invadidas pela água. Os munícipes tiveram vários pertences danificados e perdidos, entre eles, mantimentos, móveis, eletroeletrônicos e, até mesmo, automóvel.

A chuva teve início por volta das 16 horas. Em menos de 15 minutos, a água entrou em residências e causou prejuízos aos moradores. Valdete Emboabas foi uma das pessoas prejudicadas devido à forte chuva. A marca nas paredes indica a altura que a água chegou no local. A moradora reside no bairro São Vicente há cerca de 30 anos, em uma casa própria.

“A gente correu para erguer as coisas, mas não deu tempo de nada. A única coisa que eu consegui salvar foi a minha cama, a do meu filho e algumas roupas. Perdemos alimentos, guarda-roupas, geladeira, máquina de lavar. Eu sou diabética, tomo insulina. Como que eu vou fazer agora se o medicamento precisa ficar na geladeira? Está tudo cheirando esgoto aqui dentro”, lamenta.

Em 2016, ainda na gestão de Celso Capato (PSD), uma nova galeria foi construída no Jardim São Vicente na tentativa de conter os episódios de alagamento, porém, a medida não tem sido eficaz. As ruas do bairro continuam a inundar nos dias de fortes chuvas.

“Toda vez que chove forte acontece isso, já perdi vários pertences por causa de outras chuvas. Já tiveram muitas promessas, inclusive por parte do novo prefeito, para acabar com esse problema de enchente aqui, mas até agora, nada foi resolvido”, acrescentou Valdete.

O vereador Rodrigo de Faveri (PTB) fez uma indicação ao Poder Executivo sobre o assunto. Ele solicitou a conclusão das obras no novo piscinão do bairro São Vicente, com a manutenção dos bueiros do local. O vereador alega que a indicação se faz justa e necessária visto que os dias de chuva intensa tem causado grandes transtornos aos moradores e pessoas que trafegam pelo bairro. Além disso, destaca que o primeiro piscinão construído já não estava escoando suficientemente as águas das chuvas e, por isso, a gestão passada iniciou as obras do segundo piscinão.

“Por questão de segurança dos munícipes que sofrem com os alagamentos no local, solicito ao prefeito que determine ao setor competente a conclusão dessas obras e adicionalmente que os bueiros do local tenham a devida manutenção e limpeza para que o escoamento das águas seja efetivo”, justifica o documento.

Alexandre Castro e a família dele também foram prejudicados devido ao ocorrido. Ele reside com a esposa e duas filhas ainda bebês em uma casa, onde a água também entrou, danificando móveis entre outros pertences. O carro dele, que estava parado em frente à residência, ficou praticamente submerso.

“Quando eu vi a rua encher, foi muito rápido, já começou a entrar água aqui dentro. Comecei a salvar o que dava e estava mais preocupado com as minhas duas filhas. Molhou tudo aqui, sofás, o guarda-roupas que eu não paguei nem a primeira prestação ainda, perdi os alimentos, a geladeira, máquina de lavar roupas. Eu moro aqui há quatro meses, não sabia que era desse jeito. Não dá para isso aqui ficar assim, são várias pessoas que perderam as coisas dentro de casa”, disse.

Agentes da Defesa civil de Artur Nogueira chegaram a comparecer no endereço e orientaram os moradores das casas afetadas a desligarem os eletrodomésticos e relógios de força para que acidentes fossem evitados. Os munícipes do Jardim São Vicente esperam que medidas sejam tomadas por parte da Prefeitura para que o problema de alagamento tenha, de fato, solução.

A instalação de novas galerias em pontos estratégicos do bairro, na opinião dos munícipes, poderia favorecer a contenção da água das chuvas. Mas enquanto isso não acontece, os moradores contam apenas com a sorte, principalmente, nos finais de tarde do mês de março, quando a incidência das chuvas é ainda maior.

A assessoria de Imprensa da Prefeitura de Artur Nogueira chegou a ser comunicada pelo Portal Nogueirense sobre o problema na tarde desta quinta-feira (7), porém, alegou que devido ao curto período para resposta antes da publicação da matéria, não seria possível encaminhar nenhum parecer frente ao caso.

Leia mais

Novo piscinão deve acabar com as enchentes no São Vicente

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.