Aves são encontradas mortas no Centro de Artur Nogueira
Carlos Caressato, conhecido na causa de proteção animal, chamou a atenção para o fato
Da redação
Um fato que está acontecendo em Artur Nogueira tem chamado a atenção de moradores e de pessoas que atuam na proteção dos direitos animais. Nos últimos dias, aves, principalmente pombas, têm aparecido mortas, em diferentes locais do Centro da cidade.
O caso ganhou notoriedade depois que o ativista da causa animal, Carlos Caressato, fez uma publicação em uma rede social chamando a atenção para o problema. “Estranha a quantidade de aves mortas encontradas na praça da Igreja Matriz em Artur Nogueira!”, escreveu ele, acompanhando a mensagem com fotos de diversas aves mortas no local.
O Portal Nogueirense esteve na praça e constatou ao menos três aves mortas. Carlos Caressato conversou com a nossa equipe e disse que o fato vem ocorrendo há alguns dias. “Já vi aves mortas por vários dias. Teve uma que caiu no meu pé, já com a boca cheia de sangue”, disse ele.
Caressato acredita que o fato está ocorrendo em virtude de um envenenamento, que não é seletivo. “A pessoa que está fazendo isso está querendo acabar com as pombas, mas outras aves também estão sendo atingidas, e isso é perigoso”, alertou.
Ele ainda chamou a atenção para a gravidade do fato. “Se essa ave estiver voando e cair no quintal de uma casa e for mordida por algum animal doméstico, isso pode contaminar o animal e, por consequência, também atingir o tutor do animal. Então, é um caso sério. Que isso sirva de alerta”, afirmou.
“É GRAVE … GRAVÍSSIMO!!! Acredito ser um dos maiores Crimes Ambientais em Artur Nogueira. Não se trata de uma dúzia de aves mortas. São dezenas de aves morrendo ao redor do Coreto e Igreja Matriz. Após uma simples investigação, tive o depoimento de uma pessoa que informou que só debaixo de uma árvore, havia 25 aves mortas. Não basta descobrir quem está matando, temos que saber quem forneceu o veneno. Quem está colocando o veneno está num raio de no máximo 100 metros destes dois pontos.
Outros locais
A mortandade de aves tem ocorrido nas praças do centro da cidade. Uma pessoa relatou que encontrou dezenas de pássaros mortos na Praça do Coreto. Só embaixo de um coqueiro foram quase 10 pombas mortas. Também haviam aves mortas em outras praças próximas.
Além de pombas, outras espécies de aves também morreram. Na manhã desta quarta-feira (19), a equipe do Portal Nogueirense esteve na Praça do Coreto e viu uma pomba morta.
“É GRAVE … GRAVÍSSIMO!!! Acredito ser um dos maiores Crimes Ambientais em Artur Nogueira. Não se trata de uma dúzia de aves mortas. São dezenas de aves morrendo ao redor do Coreto e Igreja Matriz. Após uma simples investigação, tive o depoimento de uma pessoa que informou que só debaixo de uma árvore, havia 25 aves mortas. Não basta descobrir quem está matando, temos que saber quem forneceu o veneno. Quem está colocando o veneno está num raio de no máximo 100 metros destes dois pontos”, postou Caressato em uma rede social.
Prefeitura
A Prefeitura de Artur Nogueira foi procurada e se manifestou por meio de nota. Disse que está ciente do fato e que uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente apura o caso.
Confira nota na íntegra:
“A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, tomou ciência dos fatos nesta segunda-feira (17), após denúncia de moradores junto à Ouvidoria. Diante disso, foi iniciado um procedimento de apuração.
Uma equipe técnica da Secretaria se deslocará ao local dos fatos para investigar as circunstâncias. No momento, ainda não é possível determinar as causas das mortes dos pássaros, mas as diligências necessárias estão sendo tomadas.Agradecemos a compreensão e seguimos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.”
………………………………………………………….
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.