Autoridades discutem políticas de preservação no 1º Fórum Socioambiental de Artur Nogueira
Evento reuniu secretários, vereadores, educadores e representantes do Saean na Câmara Municipal
Da redação
O 1° Fórum Socioambiental de Artur Nogueira aconteceu nessa quarta-feira (22), às 18h30, na Câmara dos Vereadores. A iniciativa teve como objetivo despertar na sociedade nogueirense a necessidade da preservação dos recursos naturais e foi organizado pelas secretarias de Educação, Meio Ambiente e Cultura e o Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean). Com o tema “Água e desenvolvimento sustentável”, o evento reuniu autoridades da cidade e dezenas de educadores.
Marcaram presença no Fórum a vice-prefeita de Artur Nogueira, Zezé da Saúde (PSDB), a secretária de Educação, Elaine Vicensotti Boer, o secretário de Meio Ambiente, Renato Malagó, o secretário de Agricultura, Rosimaldo Magossi, o presidente do Saean, João Santarosa, e os vereadores Cristiano da Farmácia (PR), Davi da Rádio (DEM), Miltinho Turmeiro (PMDB) e Zé Pedro Paes (PSD).
Apresentações
Após a abertura feita pela secretária de Educação, representantes das secretarias presentes fizeram pequenas apresentações sobre aspectos importantes da preservação ambiental no município. Heline Laura, que representou a secretaria do Meio Ambiente, falou sobre a água em Artur Nogueira. Ela explicou como é feita a preservação de nascentes, as Áreas de Proteção Permanente e mencionou a escassez de arborização na cidade. Segundo ela, há mais de 280 mil m² de Áreas de Proteção Permanente que precisam ser recompostas no município.
Roseli Barbosa, representante da Agricultura, falou dos impactos ambientais causados pela mudança das culturas agrícolas predominantes, que estão passando da laranja para mandioca, milho e, principalmente, cana. Maria Augusta, representante do Saean, destacou o aniversário de 15 anos da autarquia, celebrado nesta quarta-feira (22), Dia Mundial da Água. Ela explicou como funciona o sistema, a captação, as reservas e o tratamento do recurso natural. Maria também confirmou o consumo de água excessivo feito pelos nogueirenses, que já havia sido divulgado em notícia pelo Portal Nogueirense.
Sônia Maria Pelizari de Almeida, representante da Educação, apresentou os programas de conscientização desenvolvidos nas escolas do município. Ela explicou como são feitos esses trabalhos e destacou o papel fundamental das professoras na conscientização a respeito da preservação do meio ambiente.
Comentários
Após as apresentações, os membros da mesa tiveram espaço para tecer comentários a respeito do tema do Fórum. Elaine Vicensotti Boer, secretária de Educação, ressaltou a importância do evento e do trabalho conjunto para que a cidade alcance resultados concretos na preservação ambiental. O secretário de Agricultura afirmou que Artur Nogueira tem uma das águas mais limpas do estado e precisa valorizar isso. “Nosso município não tem rios, por isso precisamos conservar as nossas nascentes”, enfatizou.
João Santarosa, presidente do Saean, disse que Artur Nogueira tem água suficiente para captação, mas precisa baixar o consumo para evitar problemas no futuro. “Nós temos que baixar o índice de desperdício no município e dar valor a toda água que é captada e tratada”, ressaltou.
Em sua fala, o vereador Cristiano da Farmácia (PR) sugeriu que as autoridades ali presentes plantassem uma muda de árvore cada nesta quinta-feira (23), no canteiro ao lado da Câmara.
Após os comentários, os membros da mesa responderam a perguntas elaboradas pelo público.
Para a vice-prefeita Zezé da Saúde (PSDB), o evento foi de suma importância. “Essa parceria das três secretarias, mais o Saean, era o que faltava para nossa cidade alavancar em matéria de conscientização”, afirma. “A mudança não vai acontecer do dia para a noite, mas será um caminhar lento e com resultado”, acrescenta.
De acordo com Elaine, o Fórum cumpriu seu objetivo e deve ter nova edições no futuro. “Acredito que, partindo desse início, vamos conseguir alcançar todos os munícipes na conscientização sobre a importância de preservarmos os bens naturais de nosso município”, pontua.
……………………………………..
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.