09/02/2011

Ator de Lula em Artur Nogueira

Rui Ricardo Diaz atua na peça “A Propósito da Chuva”, que será apresentada no próximo sábado, no teatro René Marcos Posi. Entrada é franca

Alex Bússulo

Depois de ter protagonizado o filme “Lula, o Filho do Brasil”, o ator Rui Ricardo Diaz está atuando no espetáculo teatral “A Propósito da Chuva”, de Fiódor Dostoievski.

A peça é uma livre adaptação da Cia Teatro X, que adaptou a história “A Propósito da Neve Fundida”, do livro “Memórias do Subsolo”.

A proposta da Cia é levar à cena um texto de alta qualidade, estimulante à imaginação e inquietante para quem faz e para quem vê, como forma, mesmo que quixotesca, de oposição à linguagem sintética, e por vezes banalizada da comunicação de massa.

O drama traz a história do Homem do subterrâneo, que narra à seus interlocutores, quando aos seus vinte anos se encontra com Liza, uma prostituta, e a envolve num diálogo que sugere a salvação, e a compaixão, para em seguida transformar este ato em crueldade.

A encenação propõe um ambiente simbólico, que possa refletir a sensação de almas encaixotadas num subterrâneo, onde lutam estes personagens, para salvar em si algo de humano, contra o estado de “coisa” em que podem se transformar, numa sociedade pragmática e materialista, como já vislumbrava Dostoievski.

O espetáculo será apresentado no Teatro Municipal René Marcos Posi, em Artur Nogueira, no dia 12 de fevereiro, sábado, às 20 horas. A entrada é gratuita. Os interessados devem retirar os ingressos no Centro Cultural Tom Jobim, na sexta-feira (11), das 9h às 16h.

FICHA TÉCNICA

A PROPÓSITO DA CHUVA ( Drama )

Texto original: “A Propósito da Neve Fundida”
Autor: Fiódor Dostoiévski
Adaptação: Rui Ricardo Diaz e Paulo Fabiano
Direção: Paulo Fabiano
Trilha Sonora (2º versão ): Edson Calheiros

Elenco: Fabiula Antonini e Rui Ricardo Diaz .

Iluminação: Tiê Fabiano

Cenário: Paulo Fabiano

Figurino: Cia Teatro X

Programação visual: Edson Calheiros

Duração: 60 minutos

Censura: 16 anos


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.