22/10/2011

Atleta nogueirense abandona decatlo nos Jogos Pan-Americanos

Luiz Araújo deixa torneio após sentir dores nas costas

Quézia Amorim

O nogueirense Luiz Alberto Cardoso de Araújo, de 24 anos, venceu a primeira bateria dos 100 metros rasos do decatlo nos Jogos Pan-Americanos, realizada na tarde de segunda-feira, em Guadalajara, México, mas devido fortes dores nas costas abandonou o torneio.

O atleta sentiu as dores após competir na prova de salto em distância. “Agradeço a todos pela torcida, mas infelizmente me machuquei e não tive como continuar”, afirmou o nogueirense em seu Facebook no início da madrugada de hoje, terça-feira.

Araújo nasceu em Artur Nogueira e morou aqui até os seus 18 anos. Foi estudante das escolas Laranjeiras e Magdalena. Em 2005, mudou-se para Campinas e resolveu se dedicar profissionalmente ao esporte.

O interesse pelo atletismo começou aos 11 anos de idade, quando um de seus amigos o incentivou ao esporte. O atleta gostava de outras modalidades, como futebol, vôlei e handebol, mas foi com o atletismo que ele se identificou.

Em sua adolescência já via o esporte como futuro. Dos 13 para os 14 anos, teve que parar de treinar para ajudar a família. Trabalhou em um supermercado da cidade e, devido à falta de tempo, ficou dois anos sem praticar nenhum esporte. Até que certo dia foi à pista de atletismo de Campinas visitar alguns amigos e voltou a se entusiasmar, nessa mesma semana largou o trabalho e voltou a treinar.

No ano passado, o atleta venceu o decatlo de Desenzano, na Itália, e bateu seu recorde pessoal ao somar 7.850 pontos, alcançando a terceira melhor marca do ano.

Um atleta vencedor do decatlo é considerado um dos mais completos do mundo, pois a modalidade exige resistência extraordinária e o desenvolvimento harmônico de diferentes aptidões físicas. Essa modalidade é composta por dez provas: 100 metros rasos, salto em distância, arremesso de peso, salto em altura, 400 metros rasos, 110 metros com barreiras, lançamento de disco, salto com vara, lançamento de dardo e 1500 metros.

Por onde Araújo passa tem demonstrado orgulho de sua origem. “Levo o nome de Artur Nogueira para onde eu vou. Tenho muito orgulho de ser nogueirense”, diz o atleta.

O recado do atleta é de incentivo para todos, principalmente, aos que como ele, pratica algum esporte, “se o caminho para chegar lá parecer muito longo não desista, pois é como diz a letra daquela música ‘quem acredita sempre alcança’. E se você quiser realmente isso na sua vida, com certeza Deus abrirá muitas portas!”, conclui o atleta.

Além de Araújo, o atleta Kleverson Davide também estará nas competições de atletismo. Nascido em Conchal, Davide passou maior parte de sua vida morando em Artur Nogueira, onde também teve o primeiro contato com o atletismo. A competição de Davide acontece na próxima quinta-feira, 27, às 19h45.

Foto:  Terra


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.