24/09/2017

Atleta de Artur Nogueira vence campeonato estadual de judô

Torneio foi disputado neste domingo (24) em Mogi das Cruzes (SP)

Mogi das Cruzes recebeu o Campeonato Paulista por Faixas neste domingo (24). O evento, realizado pela Federação Paulista de Judô no Clube Náutico Mogiano, recebeu centenas de atletas de todo o Estado de São Paulo. O Projeto Judô Esporte Social, realizado pela Prefeitura de Artur Nogueira, foi representado por oito atletas. Camila Vieira, de apenas 15 anos, foi uma das campeãs da disputa.

“No Judô, as lutas são divididas por peso, idade e gênero apenas. O Campeonato Paulista por Faixas é o único campeonato em que é feita a divisão por faixas, ao invés de idade. É um diferencial à medida que podemos avaliar o desempenho técnico e competitivo de nossos atletas, de acordo com sua graduação”, explica o professor Rodolpho Lavoura.

Camila lutou na categoria Ligeiro até faixa verde. Em seu primeiro ano de participação, a nogueirense fez quatro lutas e venceu todas, ficando com o título de campeã paulista até faixa verde. Com a medalha, Camila aumenta sua coleção de conquistas que, só em 2017, conta com os títulos de campeã regional, vice-campeã inter-regional, vice-campeã regional estudantil e vice-campeã paulista estudantil.

“Estou muito feliz por conseguir me manter entre as melhores judocas do estado. Pratico Judô há três anos e isso mudou minha vida. Agradeço ao meu irmão Lucas por me apresentar ao Judô e ao meu Sensei Rodolpho por cada puxão de orelha que contribui para minha evolução como atleta e como pessoa. Agradeço a Deus pelas oportunidades em minha vida e aos meus colegas de treino que estão sempre ao meu lado. Gostaria de dedicar essa vitória para minha mãe Lenilda, que me apoia sempre, independentemente dos resultados”, compartilha Camila.

A judoca agora se prepara para disputar pela primeira vez a Seletiva Nacional de Base, a ser realizada em Porto Alegre (RS) no mês de dezembro. “Camila é uma jovem promessa. Apesar de acumular vários títulos, ela ainda é uma atleta em formação, o que eleva nossa preocupação com seu ciclo pedagógico. Além de toda preparação física, técnica e tática, o fator psicológico também faz parte da preparação”, resume Lavoura.

“O judô é um projeto consolidado em nosso município. Com o apoio da Prefeitura, conseguimos atender o eixo social, o eixo educacional, sem descuidar do rendimento. Essa fórmula resultou no surgimento de resultados expressivos, na formação de grandes atletas, além de vir preparando, dia a dia, outros tantos futuros atletas que darão muito orgulho para Artur Nogueira”, afirma o secretário de Esportes Alexandre Chichurra.

Além de Camila, Marcos Magalhães também subiu ao pódio. Pouco mais de 20 dias após conquistar a medalha de ouro no Campeonato Paulista Aspirante, Marcos conquistou a medalha de prata na categoria Ligeiro até faixa verde após vencer quatro das cinco lutas realizadas.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.