17/08/2022

Atleta de Artur Nogueira se torna campeã brasileira de jiu-jítsu

Daniela Fernandes ficou em 1º lugar na categoria faixa-roxa peso médio sem kimono; Agora, competidora busca patrocinadores para disputar mundial nos EUA

Da redação

Uma atleta de Artur Nogueira alcançou o título mais alto do pódio no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu Sem Kimono, promovido pela Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu (CBJJ/IBJJF). Daniela Fernandes foi campeã neste domingo (14) após disputar o torneio no Rio de Janeiro (RJ) representando a academia Gracie Barra do município. Ao longo de dois dias de evento esportivo, centenas de competidores, nacionais e internacionais, também marcaram presença no Parque Olímpico da Vila Militar.

O Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu Sem Kimono aconteceu nos dias 13 e 14 de agosto e contou com representantes das categorias juvenil, adulto e master, de faixa azul até a faixa preta. A competidora de Artur Nogueira, Daniela Fernandes, é faixa roxa e conta sobre a preparação física e treinos antes das lutas.

“Eu e meus colegas de academia treinamos jiu-jítsu todos os dias da semana. Para evitar lesões, acrescento treinos de musculação. Isso tudo aliado a uma rotina balanceada de alimentação. Sinto que esses detalhes fazem diferença na hora de entrar no tatame e disputar alguma competição. É um esforço que, sem dúvidas, vale muito a pena”, pontua.

E para encarar o Campeonato Brasileiro, não foi diferente. A atleta afirma que os treinos foram ainda mais intensificados. “É uma rotina intensa de treinamento. Felizmente, deu tudo certo. É uma emoção muito grande conseguir uma medalha em um dos campeonatos mais disputados do mundo. Gratidão aos meus professores Tiago e Juninho, e aos amigos de treino. E parabéns aos outros atletas da minha academia que também medalharam. A vontade de continuar evoluindo sempre aumenta nesses momentos”, comemora.

CAMPEONATO MUNDIAL

Daniela além de ter sido campeã da categoria, disputou o absoluto e garantiu medalha de prata. Devido aos gastos e investimentos com os treinos, a atleta não deixa de enaltecer seus apoiadores e patrocinadores, dentre eles: Academia Stronger, nutricionista Ana Frigo, osteopata Ariele Nogueira, terapias alternativas Spa Urbano, Imperius Hamburgueria, Minis Salgados e Petiscos e academia Gracie Barra de Artur Nogueira. “Agradeço a todos que confiam no meu potencial, sem essas pessoas e empresas ficaria difícil competir em alto nível”, exclama.

A moradora de Artur Nogueira diz que almeja disputar o campeonato mundial nos Estados Unidos. “Para realizar esse sonho, sei que precisarei de muito mais apoio, principalmente patrocinadores. A questão do patrocínio ao esporte é ainda um tabu, sobretudo no Brasil, mas confio que esse momento pode chegar. E quando surgir a oportunidade estarei preparada”.

MULHERES NO TATAME

“Mulheres são minoria no tatame e eu quero fazer a diferença nesse universo. A cada dia, o número de meninas cresce nesse esporte, e o nível técnico deve acompanhar esse aumento. É um esporte incrível e que nos beneficia de inúmeras formas, na saúde mental, física, defesa pessoal, em competição e no convívio com o próximo. Aconselho que outras meninas venham treinar o jiu-jítsu também, pois se não for para participar de campeonatos, que seja para ter conhecimento de defesa”, reflete.

A competidora é multi campeã em eventos oficiais da Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu (CBJJ/IBJJF), terceiro lugar no Campeonato Brasileiro 2021 e segundo lugar no Campeonato Brasileiro 2019, entre outros eventos esportivas fora da federação.

Além de Daniela, quatro outros atletas também competiram. Kaique Rondini, Ana Xavier e Reinilton Oliveira ficaram em terceiro lugar na competição.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.